Geral

Lava Jato: PF cumpre mandados na Bahia, além de cinco estados e o DF; ex-ministro Negromonte é investigado

Lava Jato: PF cumpre mandados na Bahia, além de cinco estados e o DF; ex-ministro Negromonte é investigado

Por Da Redação

Lava Jato: PF cumpre mandados na Bahia, além de cinco estados e o DF; ex-ministro Negromonte é investigadoReprodução

A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal deflagrou hoje (14), a Operação Politéia que tem como objetivo o cumprimento de 53 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, referentes a seis processos instaurados a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato.


Os mandados, que foram expedidos pelos ministros Teori Zawascki, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski, estão sendo cumpridos no Distrito Federal (12), bem como nos estados da Bahia (11), Pernambuco (8), Alagoas (7), Santa Catarina (5), Rio de Janeiro (5) e São Paulo (5). Cerca de 250 policiais federais participam da ação.


Em Salvador, as ações acontecem nos bairros do Itaigara e Horto Florestal. Um dos investigados é o ex-ministro das cidades e atual conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Mário Negromonte (PP). Ele foi citado pelo doleiro Alberto Youssef, acusado de envolvimento no esquema de propinas ocorrido na Petrobras.


Em Alagoas, o ex-presidente Fernando Collor (PTB) está, também, na mira das investigações. No geral, as buscas ocorrem na residência de investigados, em seus endereços funcionais, sedes de empresas, em escritórios de advocacia e órgãos públicos.


As medidas decorrem de representações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal nas investigações que tramitam no Supremo. Elas têm como objetivo principal evitar que provas importantes sejam destruídas pelos investigados.

Foram autorizadas apreensões de bens que possivelmente foram adquiridos pela prática criminosa.


Os investigados, na medida de suas participações, respondem a crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, fraude a licitação, organização criminosa, entre outros.


O nome da operação, Politeia, vem do livro A República, de Platão, que faz referência a uma cidade perfeita, onde a ética prevalece sobre a corrupção.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.