2 de Julho: Baianos comemoram hoje a sua Data Magna
2 de Julho: Baianos comemoram hoje a sua Data Magna
Nesta quinta-feira, 2 de Julho, os baianos comemoram a data magna do seu Estado. Há 192 anos, o Brasil se tornava, definitivamente independente de Portugal, após batalhas sangrentas, que expulsaram os portugueses insistentes em estabelecer um domínio nas terras baianas, mesmo depois do grito de independência de D. Pedro I.
Na Bahia, desde 1824, a conquista da independência é celebrada com muita festa nas ruas, sempre com muito verde e amarelo. Em outras épocas, no século XIX, os festejos do Dois de Julho também aconteciam nos bairros. Os próprios moradores construíam réplicas dos carros dos caboclos, organizavam o desfile e homenageavam os brasileiros que lutaram pela independência do Brasil.
O Dois de Julho é, sem dúvida, uma das datas mais significativas da Bahia. Mas, vai além do civismo. Para o povo baiano, que neste dia logo cedo está nas ruas esperando o carro do Caboclo e da Cabocla passar, é um cortejo de fé e uma celebração democrática, que abraça todas as legendas políticas, todas as manifestações religiosas e cada cidadão, seja de que raça for, do mais velho ao mais moço.
Comemoração
Um desfile sai do bairro da Lapinha pela manhã e percorre as ruas do Centro Histórico levando a multidão até o Campo Grande. Para a Fundação Gregório de Mattos, responsável pela produção da festa, este é um dos eventos mais esperados do ano. A vasta programação se desdobra ao longo de vários dias com uma programação cultural diversificada, que leva aos pés do caboclo, na Praça Dois de Julho, o já tradicional Encontro de Filarmônicas, o Baile da Independência, e só termina no dia 5, quando a Orquestra do Maestro Reginaldo anima o desfile que marca a volta do Caboclo e da Cabocla ao Pavilhão da Lapinha.
Programação de hoje – 02/07 (quinta-feira)
6h ? Alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha
8h ? Organização do Cortejo Cívico
9h ? Hasteamento das Bandeiras por Autoridades (governador Rui Costa, presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo, prefeito ACM e o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia Eduardo Morais de Castro) com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil
Colocação de Flores no monumento ao General Labatut
Entrega dos Carros Emblemáticos
9h30 ? Início do Cortejo Cívico
? Homenagem aos Heróis da Independência: breve parada em frente ao Convento da Soledade
? Homenagem da Ordem Terceira do Carmo: breve parada em frente à Ordem, para pronunciamento de um membro da Instituição
? Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: breve parada em frente à Igreja
11h30 ? Recolhimento dos Carros Emblemáticos dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza
TURNO VESPERTINO
13h30 ? Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval 14h ? Organização do Cortejo Cívico
15h ? Início do Cortejo Cívico
16h ? Breve parada em frente ao IGHBA ? Homenagem a Profª. Consuelo Pondé
17h ? Previsão de chegada dos Carros Emblemáticos e das Autoridades ao Campo Grande SOLENIDADES PREVISTAS NO CAMPO GRANDE
18h às 21h ? XXIV Encontro de Filarmônicas ? Regência: Maestro Fred Dantas