Alagamento de casas é resolvido em Pirajá e dragagem de lagoa é realizada
Alagamento de casas é resolvido em Pirajá e dragagem de lagoa é realizada
Por volta das 2h da manhã desta terça-feira (30), os moradores da comunidade São Francisco Xavier, em Pirajá, puderam respirar aliviados. Bombas de sucção foram utilizadas para escoar a água das casas e a dragagem da Lagoa do Urubu fez com que o nível de água baixasse no local.
De acordo com o secretário da Secretaria de Manutenção do Município (Seman), Marcílio Bastos, de hoje até amanhã o problema deverá ser solucionado, se a chuva não atrapalhar. “Nossa maior preocupação era sanar o alagamento nas casas na comunidade. Usamos três bombas com capacidade de 700m3 por hora e dragamos também a Lagoa do Urubu. A segunda etapa é a limpeza das casas que foram alagadas”.
A ação está sendo acompanhada por técnicos da Bahiagás, já que a rede fica próxima a duas tubulações de gás e também pela Embasa, pelo risco de rompimento de adutora na via. “Convidamos a Embasa para nos ajudar, já que no local existem muitas adutoras e pretendemos fazer um desvio na Lagoa para evitar novos alagamentos na comunidade nesse período de chuvas. Cerca de 150 funcionários trabalham 24h para solucionar o problema”, esclareceu o secretário da Seman.
A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) abrigou três famílias no Hotel Social em Amaralina, sendo que elas receberão ainda hoje o auxílio-emergência. O cadastro das demais famílias começou a ser feito nesta segunda-feira (29).
Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou um esquema especial. Uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de endemias estará durante toda a semana prestando atendimento às famílias na Escola Municipal Francisco Xavier, localizada na Av. São Francisco Xavier.
No local, além das consultas médicas, estão sendo ofertados serviços de vacinação contra a influenza para pessoas dos grupos prioritários que não se vacinaram durante a campanha encerrada no último dia (12). É oferecida também a vacina antitetânica para possíveis casos de contato com objetos cortantes ou material contaminante. Os agentes de endemias farão varredura na área atuando no controle de roedores para prevenir a leptospirose.