Alunos de escola demolida em Fazenda Coutos serão realocados para containers, diz morador
Alunos de escola demolida em Fazenda Coutos serão realocados para containers, diz morador
A prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Educação, anunciou no início dessa semana a demolição e reconstrução de 12 escolas da rede municipal. Na oportunidade, foi esclarecido que os estudantes foram relocados para unidades de educação mais próximas e para alguns imóveis alugados pela gestão municipal. Porém, o líder comunitário e conselheiro da prefeitura-bairro do Subúrbio, Tiago Ferreira, disse ao Aratu Online nesta terça-feira (17), que os alunos vão estudar em containers.
As escolas, as quais Ferreira se refere, são: Escola Municipal de Fazenda Coutos, Ester Felix da Silva e Educar é Viver. “Quase 2 mil alunos estudam nessas escolas e não teriam como ser realocados. Minha preocupação é que o ano letivo está no meio e não sei se os containers são uma boa alternativa”, comentou. Tiago falou também sobre a requalificação das escolas: “Claro que a escola nova é bem vinda”, comemorou.
As obras estão previstas no Plano Diretor de Infraestrutura da Rede Municipal de Ensino, que pretende construir, reconstruir e reformar 2.016 salas de aula até o final do próximo ano em toda Salvador. O plano faz parte do Programa Combinado, principal estratégia da Secretaria Municipal da Educação (Smed) para o biênio 2015-2016. No total, 58 reconstruções e construções estão previstas. Além disso, até o final de 2016, a expectativa é a de atingir o número de 200 unidades de ensino totalmente reformadas.
A respeito dos containers, o Aratu Online entrou em contato com a assessoria da Secretaria de Educação, mas o órgão não esclareceu o fato. Também foi tentado contato com o secretário Guilherme Bellintani, mas ele não atendeu as ligações.