Consulta de pendências dos contribuintes é liberada pela Receita Federal
Consulta de pendências dos contribuintes é liberada pela Receita Federal
Os contribuintes que realizaram em 2015 sua declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) já podem verificar se há algum tipo de pendência e acompanhar a situação frente ao Fisco, consultando seu extrato no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). A estimativa é que 70% dos extratos já tenham sido liberados.
Para acessar o seu extrato, é preciso que o contribuinte localize no portal da Receita Federal na internet a página correspondente ao e-CAC, onde se encontram todas as informações relativas às declarações de Imposto de Renda. É neste mesmo portal que se pode retificar qualquer erro, evitando cair na malha fina.
O contribuinte precisa gerar um código de acesso na página da Receita ou obter um certificado digital, como este, emitido por autoridades habilitadas. Para gerar o código gratuitamente, o contribuinte precisa apenas informar o número de seu recibo de entrega da declaração do imposto dos dois últimos anos.
Durante esta primeira quinzena de junho deve ocorrer a consulta dos lotes. A partir da segunda quinzena começam as restituições, que serão realizadas uma vez ao mês até o dia 15 de dezembro. De acordo com a legislação, idosos e contribuintes com doença física ou moléstia grave terão prioridade na restituição. Segundo o último balanço divulgado pela Receita Federal, até o fim do prazo para entrega de declaração IRPF/2015, cerca de 27.895.994 declarações foram enviadas.