Navio de guerra visita Salvador para as comemorações dos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo
Navio de guerra visita Salvador para as comemorações dos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo
A Fragata ?Liberal? (F43), navio de guerra integrante do Grupo-Tarefa que participa da operação Tropicalex/150 Anos da Batalha Naval do Riachuelo, estará aberto à visitação pública neste sábado (13). A partir das 11h, a fragata, juntamente com navios subordinados ao Comando do 2º Distrito Naval, participa de um desfile naval na orla de Salvador, entre Itapuã e o Farol da Barra, em comemoração aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo.
A operação Tropicalex/150 Anos da Batalha Naval do Riachuelo está sendo realizada no período de 07 a 19 de junho, na área marítima entre a cidade do Rio de Janeiro e Salvador, parcela estratégica da Amazônia Azul, que abriga algumas das principais bacias petrolíferas sobre as quais o Brasil tem direito exclusivo de exploração.
Os objetivos da operação são o aprimoramento do nível de adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra brasileira, através de exercícios relacionados às tarefas básicas do Poder Naval; e a participação dos navios da Esquadra nos eventos alusivos aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, comemorado no dia 11 de Junho, Data Magna da Marinha do Brasil.
História
A Batalha Naval do Riachuelo ocorreu em 11 de junho de 1865, às margens do Riachuelo, um afluente do Rio Paraná, na Argentina. A batalha foi desencadeada devido ao interesse do Paraguai em controlar os rios da bacia do Prata, via estratégica de transporte de pessoas e mercadorias para o Atlântico, e foi considerada decisiva para a vitória da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina), no maior conflito armado já ocorrido na América do Sul.