Dia do Meio Ambiente é comemorado com plantio de árvores em Lauro de Freitas
Dia do Meio Ambiente é comemorado com plantio de árvores em Lauro de Freitas
Comemorado nesta sexta-feira, dia cinco de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi marcado pelo plantio de 20 mil mudas de árvores nativas no manguezal de Buraquinho, na cidade de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. A ação teve como objetivo recuperar a cobertura vegetal daquele importante bioma, que sofreu com a ação do homem nos últimos anos. ?Uma vasta área foi replantada, o Manguezal é naturalmente frágil e esse replantio vai contribuir para a preservação dessa área e dos animais que sobrevivem dela,? afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Márcio Crusoé, que comandou a ação.
Além do plantio direto de árvores, o município adotou medidas criativas que resultaram na preservação de árvores e na conscientização ambiental de moradores e gestores de órgãos públicos. No dia dedicado ao Meio Ambiente, foram distribuídos cerca de mil resmas de papel reciclado. Numa conta simples, uma árvore produz até 15 resmas de papel, com a distribuição dos reciclados foram economizadas cerca de 70 árvores no mês. ?Esperamos repetir em outras oportunidades e estimular os gestores do município a adotarem a aquisição cada vez maior de produtos sustentáveis?, afirmou Márcio.
Outro órgão municipal, a secretária de Planejamento e Gestão, adotou a informatização da abertura de processos administrativos para reduzir as impressões e o consumo de papel. O resultado é mais preservação. ?Se todos os órgãos públicos, de todas as esferas, fizessem algo parecido, aproveitassem o exemplo da Lauro de Freitas, o meio ambiente agradeceria?, avaliou o empresário especializado em gestão ambiental, Miguel Luiz, da Hammer Consultoria, que incentivou as ações.
Durante o Mês do Meio Ambiente ainda serão promovidos seminários sobre a APA Joanes Ipitanga, na Universidade Metropolitana (Unime), palestras sobre o resgate de mamíferos aquáticos, na Guarda, e visita das crianças do Caps Infantil ao projeto Tamar, em Praia do Forte.