Bahia dispõe de técnica inovadora de combate ao glaucoma
Bahia dispõe de técnica inovadora de combate ao glaucoma
Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que, no Brasil, de cada 20 indivíduos adultos, dois irão desenvolver glaucoma. Cerca de 10% das pessoas portadoras da doença atingem a cegueira provocada pela agressividade do problema, pelo retardo do diagnóstico ou ainda pela descontinuidade do tratamento. Por isso, o glaucoma está entre as duas principais causas de cegueira.
Pesquisas apontam que o glaucoma crônico simples, também conhecido como glaucoma de ângulo aberto, representa cerca de 80% dos casos diagnosticados. Até o momento, o principal tratamento para o glaucoma de ângulo aberto era feito através do uso isolado ou associado de colírios para regular a pressão intraocular. Mas agora uma técnica inovadora já pode ser encontrada em Salvador: a trabeculoplastia seletiva. Este procedimento já é usado em outros estados, como Rio de Janeiro, mas é novo na Bahia e no Nordeste. A nova técnica foi introduzida em Salvador pelo oftalmologista Honassys Rocha, diretor-médico da Clínica do Olho.
A vantagem da trabeculoplastia seletiva é que o paciente substitui o uso diário de colírios por sessões de aplicação de laser que garantem o controle da pressão por até 18 meses. Além de trazer mais conforto, o novo método também apresenta um alto custo-benefício. Enquanto cada colírio custa, em média 150 reais e dura 30 dias, uma sessão de Trabeculoplastica mantém a pressão intraocular controlada por até cinco anos. Uma nova aplicação vai depender de como cada paciente vai reagir ao tratamento.