Salvador terá ônibus 24h a partir de julho; veículos passam a ser monitorados por dispositivos móveis
Salvador terá ônibus 24h a partir de julho; veículos passam a ser monitorados por dispositivos móveis
O Prefeito de Salvador, ACM Neto, confirmou na manhã desta terça-feira (26) que a capital baiana vai ganhar ônibus 24 horas a partir de julho. A novidade foi anunciada durante inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema de transporte público, que permite o monitoramento em tempo real de todos os ônibus da cidade através de GPS.
“A partir de julho, teremos mais uma novidade, com ônibus circulando 24 horas. Isso sem contar no que já foi e está sendo feito, com a melhoria em 300 abrigos, chegando a 800 até o final de 2016, com a grande reforma na Estação da Lapa e com as intervenções em mais de 50 finais de linha da cidade até o próximo ano?, destacou ACM Neto.
O gestor comentou também sobre o Centro de Controle, inaugurado hoje. ?Vamos saber se o ônibus está atrasado, se está no horário, se seguiu a linha, se parou no ponto de ônibus. E é claro que com todo esse controle a Prefeitura terá todos os instrumentos para garantir que cada uma das obrigações possa ser cumprida?, afirmou.
Aplicativo
Já está em funcionamento o CittaMobi, um aplicativo gratuito de celular para auxiliar os mais de 1,3 milhão de usuários de ônibus de Salvador. O app já foi baixado por 72,3 mil pessoas em toda a Bahia e é um grande aliado na melhoria da qualidade de vida da população. Em Salvador, a iniciativa é da Prefeitura e do Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (Setps), em conjunto com a Cittati Tecnologia, que criou a ferramenta. Há também a versão ?CittaMobi Acessibilidade?, destinado a pessoas com deficiência visual. Com o aplicativo, os passageiros têm na palma da mão os horários dos ônibus em tempo real, localização dos pontos de parada e terminais da cidade, linhas disponíveis em cada uma delas e uma série de informações úteis.
A partir desse aplicativo, o usuário terá um botão de interação com o CCO através do qual ele poderá informar qualquer eventualidade, desde a não parada no ponto por parte do motorista, até uma situação mais grave, como um assalto ou incêndio. Imediatamente, os agentes verificarão a localização desse ônibus, graças ao monitoramento por GPS, e solicitarão a presença da polícia, quando necessário. O CittaMobi já é utilizado por cerca de 920 mil pessoas em cerca de 13 cidades por todo o país.
O aplicativo e sua versão para deficientes visuais podem ser baixados gratuitamente nas lojas Google Play ou Apple Store. Para quem tem celulares Windows Phone ou com outros sistemas operacionais, basta acessar www.cittamobi.com.br que as mesmas informações são fornecidas. O site também pode ser acessado de desktops, tablets ou notebooks, permitindo que os usuários se planejem para percursos antes de sair de casa ou do trabalho. O usuário também pode acompanhar a duração de sua viagem após embarcar no ônibus e ligar um alerta, que irá despertar quando o ônibus chega perto da parada informada no aplicativo.
Conheça todas as funcionalidades do CittaMobi:
* Informa pontos ou paradas de ônibus mais próximos de onde o passageiro se encontra ou em outro local desejado;
* Informa as linhas disponíveis em cada ponto da cidade;
* Informa a previsão de chegada dos ônibus com até 2 horas de antecedência;
* Informa se os ônibus são adaptados para deficientes (elevador para entrada e saída de cadeirantes);
* Permite marcar as linhas e pontos de ônibus preferidos ou mais utilizados;
* Permite visualizar os arredores do ponto escolhido com o recurso Street View, do Google Maps;
* Durante o percurso, informa os pontos de parada e o tempo previsto para se chegar a cada um deles;
* Permite habilitar um alarme para que o passageiro saiba que se encontra próximo do ponto onde irá descer;
* Informa todo o percurso da linha utilizada, quantos ônibus estão circulando nesse percurso naquele momento e onde se encontram.