Comissão de Direitos Humanos vai visitar presídio onde nove detentos morreram
Comissão de Direitos Humanos vai visitar presídio onde nove detentos morreram
A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, nesta terça-feira (26), visita ao presídio regional de Feira de Santana, local onde aconteceu um motim na tarde do último domingo (24). Nove detentos mortos e parentes reféns foi o saldo do motim.
A visita da Comissão está marcada próxima segunda-feira (01), depois das 15 horas. O objetivo é verificar as instalações e a situação do complexo penitenciário da segunda maior cidade da Bahia. Além do presidente da Comissão, deputado Marcelino Galo (PT), também confirmaram presença na comitiva os deputados Fabio Souto (DEM), Fátima Nunes (PT), Luiza Maia (PT), Soldado Prisco (PSDB) e Herzém Gusmão (PMDB).
Rebelião
A ação aconteceu no pavilhão 10 da unidade prisional. Cerca de 80 presos pularam o muro para não morrer e visitantes foram feitos como reféns, em um total de 49. A Tropa de Choque precisou ser deslocada para o município. Os rebelados, que estavam reclusos no 10º Pavilhão, foram transferidos, dois a dois, para outro bloco da mesma unidade prisional. Durante o processo, todos foram revistados. O local tem capacidade para abrigar 148 internos, mas no momento da manifestação, havia 336 presos no local.