Nove policiais militares são denunciados por ação que matou 12 pessoas no Cabula
Nove policiais militares são denunciados por ação que matou 12 pessoas no Cabula
O Ministério Público do Estado da Bahia ofereceu na manhã desta segunda-feira (18), a denúncia contra nove policiais militares envolvidos na execução de 12 pessoas e lesões provocadas em outras seis durante ação realizada na madrugada do último dia 6 de fevereiro, em um terreno baldio localizado na Travessa Florestal, Vila Moisés, no bairro do Cabula, em Salvador.
Os promotores de Justiça Davi Gallo, José Emmanoel Lemos, Cássio Marcelo de Melo e Ramires Tyrone, autores da denúncia, pedem ainda a prisão preventiva dos nove denunciados, a fim de garantir a ordem pública e o regular andamento do processo, e a realização de reprodução simulada dos fatos.
Os policiais serão denunciados pelos crimes de homicídio qualificado, tentativa de homicídio, concurso de pessoas, todos previstos do Código Penal brasileiro. A denúncia teve por base o Procedimento Investigatório Criminal instaurado pelo MP, o Inquérito Policial Militar e peças extraídas do Inquérito Policial.
Os promotores de Justiça concederão entrevista coletiva sobre a denúncia hoje, às 15h30, na sala de sessões da sede do Ministério Público estadual, localizada na 5? Avenida, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
O caso
Doze pessoas morreram na madrugada do último dia 6 de fevereiro, por volta das 2h, durante uma suposta troca de tiros entre bandidos e policiais militares, no bairro do Cabula. Na ocasião, o Departamento de Comunicação Social da PM-BA informou que a ação aconteceu quando três guarnições da Rondesp Central e duas da 23ª CIPM (Tancredo Neves) estavam averiguando a situação de um veículo suspeito, próximo a uma agência bancária.
Ainda de acordo com a PM, o tiroteio começou, após os policiais perceberem a presença de cerca de 30 homens armados, alguns com uniformes semelhantes ao do Exército e carregando mochilas, em uma baixada do entorno do local, conhecida como Vila Moisés. A PM disse, também, que quando os militares abordaram o grupo, foram recebidos a tiros. Teria havido revide, resultando nas mortes.