Geral

Nave russa se desintegra ao reentrar na atmosfera terrestre

Nave russa se desintegra ao reentrar na atmosfera terrestre

Por Da Redação

Nave russa se desintegra ao reentrar na atmosfera terrestreReprodução

A aeronave espacial não tripulada Progress M-27M, da Rússia, cujos operadores perderam o controle após seu lançamento rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) há uma semana, se desintegrou na madrugada desta sexta-feira ao reentrar na atmosfera terrestre.


“Segundo os dados do sistema nacional de controle do espaço, a nave entrou nas camadas densas da atmosfera e se desintegrou”, informou a agência espacial russa, Roscosmos.


A Progress “deixou de existir às 5h04 do horário de Moscou (23h04 de Brasília da quinta-feira) após entrar nas camadas densas da atmosfera na parte central do Oceano Pacífico”, reportou a agência em comunicado.


A nave tinha sido lançada no dia 28 de abril a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, rumo à ISS, mas o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia perdeu o controle depois que a Progress entrou na órbita errada e deixou de enviar para a Terra. Todas as tentativas para retomar o controle da aeronave espacial, que transportava cerca de 2,5 toneladas de provisões (combustível, oxigênio, alimentos, equipamentos científicos) para a ISS, não tiveram sucesso.


As naves Progress, utilizadas há 35 anos, são um dos grandes orgulhos da indústria aeroespacial russa, com um histórico praticamente imaculado: até agora só tinham sofrido um acidente, em agosto de 2011, provocado por uma falha do foguete portador.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.