Geral

Devotos de São Jorge homenageiam o santo em seu dia

Devotos de São Jorge homenageiam o santo em seu dia

Por Da Redação

Devotos de São Jorge homenageiam o santo em seu diaReprodução

Católicos, devotos de São Jorge homenageiam o santo no dia dedicado a ele, nesta quinta-feira, 23 de abril. Na Catedral Basílica de Salvador, houve uma alvorada às 5h; ofício e louvores às 6h e café partilhado às 7h. A Missa Solene será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão, às 9h, seguida de procissão pelo Centro Histórico.


Com o tema São Jorge, defensor da fé e vencedor do mal, ajudai-nos contra os males de nosso tempo, colocando-nos a serviço do Reino de Deus, os devotos de São Jorge estão em festa. Um tríduo aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de abril, sempre às 17h, no mesmo templo religioso.


História


São Jorge (275 – 23 de abril de 303) foi, de acordo com a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo (tanto na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa como também na Comunhão Anglicana). É imortalizado na lenda em que mata o dragão. É também um dos Catorze santos auxiliares.


Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, a memória de São Jorge é celebrada nos dias 23 de abril e 3 de novembro. Nestas datas, por toda a parte, comemora-se a reconstrução da igreja que lhe é dedicada, em Lida (Israel), na qual se encontram suas relíquias. A igreja foi erguida a mando do imperador romano Constantino I.


São Jorge é o santo padroeiro em diversas partes do mundo tais como: (países) Inglaterra, Portugal (santo secundário), Geórgia, Catalunha, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia, e (cidades) Londres, Barcelona, Génova, Régio da Calábria, Ferrara, Friburgo em Brisgóvia, Moscovo/Moscou e Beirute.


Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.