Manifestações por falta de água complicam trânsito na Ladeira da Fazenda Grande do Retiro e BR-324
Manifestações por falta de água complicam trânsito na Ladeira da Fazenda Grande do Retiro e BR-324
Duas manifestações complicam o fluxo de veículos em dois trechos da capital no início da tarde desta segunda-feira (06). De acordo com a 9ª Companhia de Polícia Militar (CIPM/Pirajá), um grupo de moradores fechou a rua Mello Moraes Filho, ladeira de acesso ao bairro da Fazenda Grande do Retiro, e outra situação é registrada na BR-324.
Os manifestantes queimaram pneus e jogaram lixo na via para impedir a passagem de veículos em protesto contra a falta de água. A situação foi controlada com a chegada de carros-pipa, que estão sendo monitorados pela 9ª CIPM para atender à população na Fazenda Grande do Retiro.
Outro protesto acontece no Km 623 da BR-324, na altura da Jaqueira do Carneiro. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a retenção atinge desde a altura da Brasilgás, sentido Salvador, e alcança o bairro do Bom Juá.
Equipes da PRF e da 48ª Companhia de Polícia Militar (CIPM/Sussuarana) estão no local.
Falta de água:
A adutora que fica localizada na BR-324, na altura da Jaqueira do Carneiro rompeu na última quarta-feira (01) durante realizações das obras do metrô de Salvador. A tubulação é um dos principais canais que alimentam o sistema da capital, levando água da Estação de Tratamento Principal, em Candeias, até o Centro de Reservação do Cabula, o maior do município. Com a interrupção, o sistema teve uma redução na vazão de água tratada distribuída, acarretando na falta de água em 34 bairros.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. ? Embasa adiou o conserto da adutora que estava previsto para ser concluído no último domingo (05), por conta do risco de desmoronamento de terra no local da obra, que está a 11 metros de profundidade. Por este motivo, 34 bairros ainda permanecem sem água.
O presidente da Embasa, Rogério Cedraz, afirmou que um desvio está sendo construído para que o abastecimento seja retomado e a previsão para conclusão do serviço é para ainda hoje. Mas o abastecimento de água nos bairros será normalizado apenas na quarta-feira (8).
Segundo a CCR Metrô, 270 técnicos estão trabalhando no conserto da tubulação.