Geral

Pesquisa da CNI mostra retração na atividade industrial em fevereiro

Pesquisa da CNI mostra retração na atividade industrial em fevereiro

Por Da Redação

Dados da Sondagem Industrial, pesquisa divulgada nesta quinta-feira (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)  informam que a atividade industrial se retraiu em fevereiro.


A pesquisa mostra que indicador de evolução da produção caiu para 40,1 pontos e o de número de empregados ficou em 44,7 pontos no mês passado. Ambos estão abaixo dos 50 pontos, o que revela mais um mês de redução da produção e do emprego no setor.


Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem. Abaixo de 50, mostram queda na produção e no emprego.


De acordo com a pesquisa, a indústria está acumulando estoques indesejados. O índice de estoques efetivo em relação ao planejado alcançou 51,8 pontos no mês passado. Nas grandes empresas, o indicador subiu para 55,3 pontos. Conforme a metodologia da pesquisa, o indicador varia de zero a cem pontos. Quando fica acima de 50, revela excesso de estoques.


A pesquisa informa que, com a produção em queda e estoques acima do planejado, aumentou a ociosidade do parque industrial. O nível de utilização da capacidade instalada caiu para 66% em fevereiro, seis pontos percentuais abaixo do registrado em fevereiro do ano passado.


Para o economista da CNI, Marcelo Azevedo, a recuperação da atividade industrial depende de uma política de redução dos custos de produção e de estímulo à competitividade das empresas, para que a indústria aumente o espaço nos mercados interno e externo. Essa política,  na avaliação do economista, deve incluir, entre outras medidas, o corte da burocracia, a simplificação do sistema tributário, e a modernização da infraestrutura e das leis trabalhistas.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.