Simpósio latino-americano de tireoide reúne estudiosos em Salvador
Simpósio latino-americano de tireoide reúne estudiosos em Salvador
O câncer de tireoide é o que mais cresce na atualidade, por ano 5,5%, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Estima-se que entre 5% e 15% da população adulta possua um carcinoma oculto (não diagnosticado) da tireoide. Em Salvador é possível que exista mais de 150 mil casos deste tipo de tumor ? de proporção pequena e subcentimétrica (menos de 1 centímetro). Afinal, o que está por trás dessa incidência? Pessoas de diferentes idades e gêneros podem desenvolver a doença? Qual o perigo do carcinoma oculto e como diagnosticá-lo? Quem deve fazer uma ultrassonografia de tireoide? Quais casos devem ser submetidos à cirurgia?
Essas são algumas das questões que vão ser abordadas no Simpósio Latino-americano de Tireoide (LATS Update Symposium), que acontece nos dias 19, 20 e 21 de março, das 8h às 18h, no Hotel Bahia Othon Palace. O encontro, maior já realizado em Salvador na área da tireoide, representa um estímulo para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino nas instituições baianas, e traz para a cidade professores especialistas renomados, além de pesquisadores de diferentes regiões brasileiras e nacionalidades, que se dedicam ao estudo da tireoidologia e possuem trabalhos destacados no Brasil e no mundo.
?A intenção é promover novos conhecimentos e melhores estratégias para o tratamento das doenças da tiroide. Será um momento científico de integração entre as várias especialidades envolvidas?, antecipa o presidente da comissão organizadora local, especialista do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital Português, Professor Adjunto II – Departamento de Biorregulação e Chefe do Laboratório de Estudo da Tireoide da UFBA, Dr. Helton Estrela Ramos.