Geral

Palestra e avaliações gratuitas em hospital marcam Dia Mundial do Rim

Palestra e avaliações gratuitas em hospital marcam Dia Mundial do Rim

Por Da Redação

Palestra e avaliações gratuitas em hospital marcam Dia Mundial do Rim

No Brasil e no mundo, as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por mais de 60% das causas de morte de jovens e adultos. É o caso das doenças cardiovasculares e respiratórias, do diabetes, do câncer e também da Doença Renal Crônica, que ganha destaque neste mês, no Dia Mundial do Rim (12). Para esclarecer a comunidade sobre os principais fatores de risco da doença, o Hospital Português realiza uma palestra educativa sobre Rins Saudáveis: Como Prevenir a Doença Renal Crônica, nesta quinta-feira (12), às 15h, no auditório Adélia Carvalho, no mezanino do CMHP. O tema, alvo da campanha deste ano das Sociedades Internacional e Brasileira de Nefrologia, será conduzido por Margarida Dutra, médica líder do Serviço Nefrologia do HP. Durante o evento, os participantes terão direito à aferição da pressão arterial e ao teste glicêmico (para saber os níveis de açúcar no sangue), nofoyer do auditório.


Antecipando um pouco da sua abordagem na palestra gratuita, a nefrologista lembra que, hoje, cerca de 10 milhões de brasileiros apresentam algum nível de doença renal. Cerca de 100 mil são pacientes mantidos em diálise ? aproximadamente 6 mil somente na Bahia e mais de 2,5 mil em Salvador. ?A doença renal crônica pode ser facilmente diagnosticada por meio da dosagem da creatinina no sangue. Investir em ações para a prevenção dos fatores de risco é cada vez mais urgente para mudar essa realidade?, observa. A médica destaca ainda que a dosagem dacreatinina no sangue permite ao médico estimar a função dos rins e orientar a melhor conduta na prevenção da progressão da doença renal crônica, que no estágio mais avançado requer a realização de terapia renal substitutiva ? diálise e transplante renal.


Números da doença renal no Brasil



  •    100 mil pacientes mantidos em diálise

  •    Aumento de 100% nos últimos 10 anos

  •    Aproximadamente 6 mil casos na Bahia e 2.500 em Salvador

  •    10 milhões de brasileiros em estágios variáveis de DRC (a maioria não sabe)

  •    Aproximadamente 45 mil pacientes transplantados renais

  •    Gastos superiores a 2,2 bilhões de reais a cada ano pelo Ministério da Saúde

  •    Importante fator de risco para Doença Cardiovascular


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.