Geral

Salvador Vai de Bike pedala pelo fim da violência contra as mulheres

Salvador Vai de Bike pedala pelo fim da violência contra as mulheres

Por Da Redação

No próximo domingo, 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura realiza, através do Movimento Salvador Vai de Bike e da Superintendência de Políticas para Mulheres (SPM), o  passeio ciclístico Salvador Vai de Bike Pelo Fim da Violência Contras as Mulheres. A concentração começa às 8 horas no Dique do Tororó, de onde sai o passeio que terá como madrinha a cantora Sarajane.  Para participar basta doar um quilo de leite em pó, alimento que será destinado às creches comunitárias atendidas pela Superintendência de Políticas para Mulheres (SPM) e Secretaria Municipal da Educação (SMED) através do Núcleo Jurídico e Contábil. Já confirmaram presença, os grupos de pedal Associação dos Bicicleteiros da Bahia (ASBB) e Meninas no Pedal, e a rede nacional Bike Anjos.


Os 500 primeiros ciclistas participantes que fizerem a doação de leite receberão uma camisa do passeio. Para quem não tem bicicleta, mas quer acompanhar a pedalada, uma opção é pegar uma laranjinha, na tenda de bicicletas compartilhadas que será instalada no Dique. Com um percurso de 15 quilômetros, o passeio sai do Dique com destino à Avenida Centenário, Barra, Ondina e vai até o Rio Vermelho, retornando pela Avenida Vasco da Gama e Dique do Tororó.


A pedalada é uma oportunidade para a sociedade tomar conhecimento dos avanços da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, em Salvador. No dia 30 de março, por exemplo, a Prefeitura inaugura, através da SPM, a primeira Casa de Acolhimento e Passagem de curta Duração para Mulheres ? CAMP Irmã Dulce, um equipamento com capacidade para abrigar temporariamente cerca de 30 mulheres vítimas de violência e que necessitam de atenção e acolhimento. O endereço é sigiloso e essas mulheres serão atendidas por uma equipe multidisciplinar, composta de enfermeiras, assistentes, sociais, psicólogas, pedagogas e advogadas. A nova casa seguirá os padrões das normas técnicas nacionais e dará ênfase ao empreendedorismo.


De acordo com a Superintendente de Políticas para Mulheres, Mônica Kalile, merecem destaque as conquistas de novos equipamentos públicos municipais de atendimento e atenção às mulheres, a exemplo do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Loreta Valadares, que atingiu a meta do Planejamento Estratégico com cerca de três mil atendimentos no ano de 2014.


Outras duas ações importantes foram a implantação em julho do Núcleo Jurídico e Contábil para as Creches Comunitárias e as assinaturas do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contras as Mulheres e da Casa da Mulher Brasileira ? este último um equipamento que contará com todos os serviços de proteção a mulher em um único lugar.


O evento tem a participação da Transalvador e Guarda Municipal. São parceiros o Laboratório LEME e a Associação dos Bicicleteiros da Bahia (ASBB).


Serviço:


Concentração ? 8 horas

Local ? Dique do Tororó

Saída ? 8h30

Percurso – 15 km

Trajeto: Dique com destino à Avenida Centenário, Barra, Ondina e vai até o Rio Vermelho, retornando pela Avenida Vasco da Gama e Dique do Tororó.


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.