Salvador Vai de Bike pedala pelo fim da violência contra as mulheres
Salvador Vai de Bike pedala pelo fim da violência contra as mulheres
No próximo domingo, 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura realiza, através do Movimento Salvador Vai de Bike e da Superintendência de Políticas para Mulheres (SPM), o passeio ciclístico Salvador Vai de Bike Pelo Fim da Violência Contras as Mulheres. A concentração começa às 8 horas no Dique do Tororó, de onde sai o passeio que terá como madrinha a cantora Sarajane. Para participar basta doar um quilo de leite em pó, alimento que será destinado às creches comunitárias atendidas pela Superintendência de Políticas para Mulheres (SPM) e Secretaria Municipal da Educação (SMED) através do Núcleo Jurídico e Contábil. Já confirmaram presença, os grupos de pedal Associação dos Bicicleteiros da Bahia (ASBB) e Meninas no Pedal, e a rede nacional Bike Anjos.
Os 500 primeiros ciclistas participantes que fizerem a doação de leite receberão uma camisa do passeio. Para quem não tem bicicleta, mas quer acompanhar a pedalada, uma opção é pegar uma laranjinha, na tenda de bicicletas compartilhadas que será instalada no Dique. Com um percurso de 15 quilômetros, o passeio sai do Dique com destino à Avenida Centenário, Barra, Ondina e vai até o Rio Vermelho, retornando pela Avenida Vasco da Gama e Dique do Tororó.
A pedalada é uma oportunidade para a sociedade tomar conhecimento dos avanços da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, em Salvador. No dia 30 de março, por exemplo, a Prefeitura inaugura, através da SPM, a primeira Casa de Acolhimento e Passagem de curta Duração para Mulheres ? CAMP Irmã Dulce, um equipamento com capacidade para abrigar temporariamente cerca de 30 mulheres vítimas de violência e que necessitam de atenção e acolhimento. O endereço é sigiloso e essas mulheres serão atendidas por uma equipe multidisciplinar, composta de enfermeiras, assistentes, sociais, psicólogas, pedagogas e advogadas. A nova casa seguirá os padrões das normas técnicas nacionais e dará ênfase ao empreendedorismo.
De acordo com a Superintendente de Políticas para Mulheres, Mônica Kalile, merecem destaque as conquistas de novos equipamentos públicos municipais de atendimento e atenção às mulheres, a exemplo do Centro de Referência de Atendimento à Mulher Loreta Valadares, que atingiu a meta do Planejamento Estratégico com cerca de três mil atendimentos no ano de 2014.
Outras duas ações importantes foram a implantação em julho do Núcleo Jurídico e Contábil para as Creches Comunitárias e as assinaturas do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contras as Mulheres e da Casa da Mulher Brasileira ? este último um equipamento que contará com todos os serviços de proteção a mulher em um único lugar.
O evento tem a participação da Transalvador e Guarda Municipal. São parceiros o Laboratório LEME e a Associação dos Bicicleteiros da Bahia (ASBB).
Serviço:
Concentração ? 8 horas
Local ? Dique do Tororó
Saída ? 8h30
Percurso – 15 km
Trajeto: Dique com destino à Avenida Centenário, Barra, Ondina e vai até o Rio Vermelho, retornando pela Avenida Vasco da Gama e Dique do Tororó.