Geral

Movimento ativista vê indícios de execuções em ação da PM na Estrada das Barreiras

Movimento ativista vê indícios de execuções em ação da PM na Estrada das Barreiras

Por Da Redação

Movimento ativista vê indícios de execuções em ação da PM na Estrada das BarreirasAna Manuela/Tv Aratu

O movimento ativista Anistia Internacional divulgou nota ontem (06), dando conta de que existem indícios de execução na ação da Polícia Militar, ocorrida na madrugada desta sexta-feira (06), que resultou na morte de 12 pessoas, no bairro do Cabula, em Salvador.


Na publicação, a organização não governamental, solicita apuração do caso pelas autoridades baianas. Confira na íntegra:


“A Anistia Internacional espera que o governo baiano realize uma investigação minuciosa, independente e célere da operação policial da Rondesp (Rondas Especiais) da Bahia que provocou a morte de 13 pessoas, sendo três pessoas feridas, incluindo um policial, no bairro Cabula, em Salvador, nesta madrugada (06). Na ação, policiais teriam abordado um grupo de homens que supostamente estariam a caminho de um assalto a banco. Relatos iniciais contestam a versão oficial da polícia militar e apontam indícios de execuções sumárias.


Ao longo dos últimos meses, a Anistia Internacional tem recebido denúncias sobre a abordagem abusiva da Rondesp, com relatos de uso excessivo da força, desaparecimentos forçados e execuções sumárias. Um deles é o caso de Davi Fiuza, adolescente de 16 anos, que desapareceu no dia 24 de outubro de 2014, no bairro de São Cristóvão, na cidade de Salvador, depois de supostamente ter sido abordado por policiais militares da Rondesp e do PETO (Pelotão de Emprego Tático Operacional).


A Anistia Internacional pede ainda que as autoridades tomem todas as medidas necessárias para garantir a segurança imediata dos moradores e proteger testemunhas e os sobreviventes.”



Segundo informações do Departamento de Comunicação Social da PM-BA, a ação aconteceu quando três guarnições da Rondesp Central e duas da 23ª CIPM (Tancredo Neves) estavam averiguando a situação de um veículo suspeito, próximo a uma agência bancária.


Ainda de acordo com o DCS, O tiroteio começou, após os policiais perceberem a presença de cerca de 30 homens armados, alguns com uniformes semelhantes ao do Exército e carregando mochilas, em uma baixada do entorno do local, conhecida como Vila Moisés.


Ontem, o policiamento esteve reforçado na Região da Estrada das Barreiras. O Comandante da Rondesp, Major Agnaldo Ceita, em entrevista coletiva, destacou que o reforço no policiamento é um temor a represálias que podem surgir através dos bandidos ou até da população.


Na ação da Estrada das Barreiras, segundo Ceita, os homens estavam se organizando para explodir um caixa eletrônico e já estavam sendo investigados pelo Serviço de Inteligência da Polícia Militar. Na troca de tiros com a polícia, os homens foram baleados e encaminhados ao Hospital Geral Roberto Santos. Na operação, foram apreendidos 6 kg de maconha, 1kg de cocaína e 500 gr de crack, além de armamento, bananas de dinamite e coletes camuflados.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.