Devido posse no Congresso, cinco Ministros são exonerados do cargo
Devido posse no Congresso, cinco Ministros são exonerados do cargo
Uma edição extra do Diário Oficial da União foi publicada hoje (31) com a exoneração de cinco ministros do governo. Quatro deputados e uma senadora eleitos em outubro do ano passado, eles tomarão posse na Câmara e no Senado amanhã (01), e depois devem ser nomeados para os cargos no Executivo novamente, deixando a vaga no Congresso para seus suplentes. De acordo com a Constituição, deputados e senadores não podem ser titulares de mais de um cargo ou mandato público eletivo.
Os ministros afastados temporariamente são os deputados federais Pepe Vargas (PT-RS), ministro da Secretaria de Relações Institucionais; Patrus Ananias (PT-MG), ministro do Desenvolvimento Agrário, Edinho Araújo (PMDB-SP), ministro da Secretaria de Portos; e George Hilton (PRB-MG), ministro do Esporte. Kátia Abreu (PMDB-TO), ministra da Agricultura, eleita para o Senado, também foi exonerada hoje.
O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Manuel Rebelo Fernandes, também deixará o cargo. Em seu lugar ficará Ricardo Leyser Gonçalves.