SAC de Cajazeiras terá unidade da Hemoba para coleta de sangue
SAC de Cajazeiras terá unidade da Hemoba para coleta de sangue
Até o final de abril, a unidade do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do bairro de Cajazeiras, em Salvador, vai disponibilizar o serviço de doação de sangue oferecido pela Hemoba. O projeto piloto tem como objetivo diversificar os pontos de doação e alavancar os estoques de bolsas de sangue no estado.
Segundo o superintendente do SAC, Carlos Henrique Martins, muitas pessoas que buscam os diferentes serviços oferecidos nos postos devem aproveitar a facilidade da presença da Hemoba na unidade para doar sangue. ?Por saber disso, vamos estudar a possibilidade de implantar pontos de doação em outras unidades da Rede SAC”, declarou. A área da Hemoba na unidade de Cajazeiras terá cerca de 80 m².
Para a Hemoba funcionar nos postos da Rede SAC, são necessárias adequações físicas. ?A unidade que apresenta menor necessidade de adaptações é a de Cajazeiras. Por isso, o serviço de doação de sangue chegará primeiro a este posto?, explicou Martins.
A expectativa do secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, é que, diariamente, 100 pessoas doem sangue no SAC Cajazeiras, o equivalente a 5% do fluxo diário da unidade. ?Precisamos aumentar o percentual de doações na Bahia (1%), que está abaixo, inclusive, da média nacional (1,7%)?, disse.
O presidente da Fundação Hemoba, José Raimundo Mota, acrescentou que no espaço haverá quatro cadeiras para doação. ?Todo o processo de triagem e coleta não demora mais do que 30 minutos. A doação é simples e pode salvar vidas?, concluiu.