Polícia e prefeitura querem coibir transporte clandestino em Salvador
Polícia e prefeitura querem coibir transporte clandestino em Salvador
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa e o secretário municipal de Salvador de Mobilidade Urbana, Fábio Mota, se encontraram na tarde desta terça-feira (27) para discutir ações de combate a assalto a ônibus na capital baiana. No encontro, também foi discutido sobre o transporte clandestino.
?As empresas também devem ter participação no investimento pela segurança dos usuários do serviço?, destacou Barbosa. Sobre o assunto, Mota garantiu se reunir ainda esta semana com os representantes dos três consórcios que hoje exploram o transporte público da cidade, com o objetivo de anunciar as novas mudanças sugeridas pelo titular da SSP. Barbosa também destacou a importância da normatização do tempo para a entrega das imagens gravadas dentro dos veículos.
Uma apresentação feita pelo major Washington, comandante da Operação Gêmeos, responsável pelo policiamento ostensivo de combate a ataques contra coletivos. Durante o encontro, que também contou com o superintendente da Transalvador, Fabrízzio Muller, a PM denunciou a baixa qualidade das imagens produzidas pelas câmeras instaladas atualmente nos ônibus da capital baiana, situação que dificulta a identificação dos criminosos. Também há casos onde o posicionamento desse equipamento não permite a visualização do que acontece dentro do veículo.
Termo de cooperação
Outra crítica pontuada pelo major fica a cargo da demora na periodicidade de entregas das imagens gravadas à polícia para ajudar nas investigações. ?Atualmente, apenas duas empresas se dispõem a encaminhar o material, mesmo em casos mais graves, e com um prazo que não facilita um trabalho ágil?, afirmou.
Além de discutir ações de melhorias na segurança dos cidadãos que utilizam o transporte coletivo, a reunião também resultou em um termo de cooperação técnica para a repressão do transporte clandestino nos bairros de Salvador.