Cinco pessoas da mesma família têm suspeita de contaminação por Chikungunya na Praia Grande
Cinco pessoas da mesma família têm suspeita de contaminação por Chikungunya na Praia Grande
Cinco pessoas de uma mesma família estão com suspeita de terem contraído a Febre Chikungunya no bairro de Praia Grande, no Subúrbio ferroviário de Salvador. A Secretaria Municipal de Saúde informou que uma equipe esteve na rua em que a família mora na última sexta-feira (23) pela manhã fazendo o chamado bloqueio do local, quando possíveis focos do mosquito transmissor da doença são eliminados.
Segundo a Secretaria, além das suspeitas da febre, um vizinho da família pode ter sido contaminado com Dengue. A Vigilância Sanitária também enviará uma equipe ao local para colher materiais que serão enviados para análise. O material coletado será enviado para um laboratório do Pará e o resultado que pode confirmar a suspeita da Chikungunya tem um prazo de até três semanas para ser divulgado.
Em contato com a produção, uma das pessoas que têm a suspeita da contaminação na Praia Grande informou acreditar que mais vizinhos estejam infectados. Ele chegou a mencionar um número de 20 pessoas que estariam apresentando os sintomas, mas a informação não foi confirmada pela secretaria.
Em 2015, a Secretaria já contabilizou dois casos suspeitos de Febre Chikungunya e três de Dengue, sendo que em nenhuma das hipóteses ficou confirmada a presença da doença. Em 2014, o município de Salvador registrou 7.224 casos suspeitos de dengue, com 631 confirmações. Enquanto isso, das 80 notificações suspeitas de chikungunya, apenas três obtiveram resposta positiva aos testes.