Três policias são atingidos por disparo acidental em menos de 15 dias em Salvador
Três policias são atingidos por disparo acidental em menos de 15 dias em Salvador
Um investigador da Policia Civil foi atingido por um disparo acidental de arma de fogo na manhã desta sexta-feira (16), por volta das 10h, no bairro de São Rafael, em Salvador. De acordo com a Central de Polícias, Jucival Sousa Neves, 46 anos, estava em sua residência quando foi baleado na coxa esquerda.
O investigador foi socorrido e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), na Av. Vasco da Gama. Em contato com o posto policial, o Aratu Online foi informado que Jucival passa bem e que irá receber alta ainda nesta sexta-feira.
Outros casos
Ainda este mês, mais dois PMs foram baleados por disparo acidental. Nesta segunda-feira (12), por volta das 14h, um soldado da Policial Militar, lotado na 14ªCIPM/Lobato, foi atingido acidentalmente no lado direito do abdômen ao manusear a própria arma em sua residência, no bairro do Rio Sena. Ele foi socorrido para o Hospital do Subúrbio onde passou por uma intervenção cirúrgica para retirada do projétil.
No sábado (03), outro policial militar foi baleado por um disparo de arma de fogo. O incidente ocorreu por volta das 11h15, no bairro do Campo Grande, centro de Salvador. O policial que não teve o nome divulgado, foi atingido na perna e encaminhado para a Clínica de Ortopedia e Traumatologia (COT), no bairro do Canela.
Segurança
Em entrevista com o instrutor de armamento e tiro, Eugênio Tadeu, o Aratu Online apurou o que leva um policial a ser atingido por um disparo acidental de arma de fogo. O instrutor, que tem mais de 30 anos na área, disse que o armamento policial é seguro, mas que algumas sequências de quebras de segurança induzem a incidentes.
?O armamento utilizado pelos policias é seguro, a arma possui três travas de segurança, mas a falta de cuidado do policial acarreta numa serie de quebras de segurança. Por exemplo; o cano da arma tem que estar direcionado para um lugar seguro, o armamento precisa estar travado, e o policial precisa verificar se a trava do armamento está ativado, afinal o que faz a arma disparar é o dedo no gatilho, ou seja, precisam ter cuidado redobrado e manter a arma travada?, disse.