Nove japoneses morrem e 13 ficam hospitalizados por comer bolinho de arroz
Nove japoneses morrem e 13 ficam hospitalizados por comer bolinho de arroz
Nove pessoas morreram e 13 foram hospitalizadas depois de ingerir uma das comidas tradicionais do Japão para o Ano-Novo. O bolinho de arroz (Mochi) é bastante pegajoso e difícil de engolir , por isso, acabou causando as mortes, a maioria de idosos.
O Mochi é tradicionalmente comido no Ano-Novo e na primeira semana de janeiro. Segundo a publicação, centenas de pessoas já morreram ao comer o bolinho de arroz pegajoso.
No ano passado, quatro japoneses faleceram e, em 2013, duas pessoas foram vítimas do alimento. Mais de 80% das mortes acontecem em idosos, que têm dificuldades de engolir o bolinho. Todos os anos, os serviços de emergência alertam as pessoas para cortar o mochi em pequenos pedaços antes de servi-los para crianças e idosos.
É recomendado que consumidores mastiguem devagar para que a pasta seja melhor digerida; além disso, o Mochi não deve ser comido sozinho.
Métodos populares para retirar pedaços de mochi engasgados incluem tapas nas costas, e sucção para fora com tubo de aspirador de pó. Japoneses consomem, em média, 1 kg de Mochi por ano, a maioria nesta primeira semana de janeiro, segundo a associação de produtores de mochi.