Esportes

Sócios escolhem novo presidente do Vitória nesta quarta-feira; conheça os candidatos

Sócios escolhem novo presidente do Vitória nesta quarta-feira; conheça os candidatos

Por Da Redação

Sócios escolhem novo presidente do Vitória nesta quarta-feira; conheça os candidatosAratu On

A partir das 9h desta quarta-feira (24/4), os sócios do Vitória darão início a eleição do clube. Por conta do desgaste da gestão do atual presidente Ricardo David – com o clube eliminado nas primeiras fases da Copa do Brasil e do Baianão, além do Nordestão ? os sócios decidiram, em assembleia no dia 31 de março, antecipar o fim do mandato e convocar o pleito, previsto  inicialmente para setembro.


As urnas serão abertas no Barradão às 9h e fechadas às 21h. São esperados 2.804 sócios com direito a voto. É importante ressaltar que, para exercê-lo, o torcedor precisa ter 18 meses ininterruptos de associação e estar em dia. A lista está divulgada no site oficial do VitóriaAo todo, são cinco candidatos concorrem à presidência do Vitória:



  • Gilson Presídio, da chapa ?Vitória Campeão Nacional de 2020?

  • Isaura Maria, da chapa ?Vitória, uma História de Amor e Paixão?

  • Paulo Carneiro, da chapa ?Vitória Gigante, Unido e Forte?

  • Raimundo Viana, da chapa “100% Vitória?

  • Walter Seijo, da chapa “Vitória Gigante Puro “.


A votação será realizada nas dependências da Toca do Leão, das 9h às 21h, desta quarta-feira. Conforme previsto no estatuto do clube, caso nenhuma das chapas obtenha índice superior a 50% dos votos válidos, um segundo turno será realizado no dia 1º de maio, entre as duas chapas mais votadas. Segundo a lista de sócios divulgada pelo clube, são pouco mais de 2,7 mil sócios aptos a votar. O Aratu On traçou um perfil de cada candidato, que completará o mandato de Ricardo David, até dezembro, e terá mais três anos no cargo.


 Confira:


Raimundo Dias Viana (100% Vitória – 55) – Marcus Gustavo de Souza Sarmento (vice-presidente)


Raimundo Viana, 77 anos, é advogado e ex-procurador da Bahia. Ele já foi presidente do Vitória em duas ocasiões: uma na década de 1970 e a última entre os anos de 2015 e 2016, quando assumiu um ?mandato tampão? depois da renúncia de Carlos Falcão. Viana também ocupou o cargo de Presidente do Conselho Fiscal do clube. Raimundo Viana foi presidente do Vitória por um ano e oito meses entre 2015 e 2016. Naquela ocasião, assumiu emergencialmente a gestão de Carlos Falcão, que se afastou do cargo. Hoje, ele aparece como um dos candidatos à presidência na eleição geral do dia 24 deste mês. O folclórico gestor ajudou o time no acesso à Série A, em 2015. Em 2016, foi campeão baiano. Foi em sua gestão as goleadas sobre o arquirrival : 5 a 1 // 7 a 3.


Paulo Roberto de Souza Carneiro (Vitória Gigante, Unido e Forte – 11) – Luiz Henrique Vianna Pereira (vice presidente)


Com a experiência de ter sido presidente do Esporte Clube Vitória entre 1991 e 2000, além da gestão do Vitória S/A até 2005, Carneiro coleciona em seu currículo conquistas e polêmicas. Em sua gestão, revelou Hulk, David Luiz, Anderson Martins, Victor Ramos, Elkeson, Leandro Domingues, Marcelo Moreno,etc… Trouxe ainda craques como Bebeto, Petkovic, Túlio, Aristizábal. Paulo Carneiro saiu do Vitória após o rebaixamento para a Série C, em 2005. Ele chegou a trabalhar como gestor do Bahia, na temporada de 2009.


Eis, o início da grande polêmica. Por determinação judicial, o ex-presidente do Vitória, Paulo Carneiro, teve o seu cargo de conselheiro vitalício suspenso no dia 16 de agosto de 2017. No dia 02 de março de 2009, quando ele era diretor de futebol do Bahia, maior rival do Leão, os conselheiros rubro-negros que participaram de uma reunião realizada neste dia, decidiram por 159 votos a 1 pela expulsão de Paulo Carneiro do quadro do Conselho Deliberativo do Vitória. Apenas em novembro de 2016, em época de eleição, o cartola conseguiu reverter a situação e ser reintegrado ao Conselho Deliberativo rubro-negro.


No entanto, Carneiro chega à eleição com sua candidatura sub judice. Caso seja eleito nesta quarta-feira, a Justiça pode considerar, posteriormente, que seus votos foram inválidos.A comissão eleitoral do clube divulgou, no dia 10 de abril, data da inscrição das chapas, que ele não tinha 36 meses de associação ? condição primária para concorrer à presidência ?, porém estava inscrito por força de liminar que havia conseguido.


O candidato Gilson Presídio recorreu e teve decisão da desembargadora Márcia Borges Faria de que a liminar, que ela mesma havia expedido, não garantia elegibilidade a Paulo Carneiro, cabendo esta definição à comissão eleitoral do clube.  À noite, Carneiro recorreu e obteve retificação da desembargadora, que lhe garantiu o direito a concorrer ao pleito. O caso, porém, será inteiramente analisado por ela posteriormente, sendo possível a anulação de toda a eleição.


Isaura Maria (Vitória, uma história de amor e paixão – 33) – Iraci da Cruz Teixeira Fernandes (vice presidente)


Única mulher candidata à presidência do Vitória, Isaura Maria da Rocha Conceição é radialista. Ela é conhecida por serviços prestados à divisão de base rubro-negra.


“Meu trabalho foi começar a aparecer quando ia para a divisão de base, ficava lá o dia inteiro, só saía junto com o último aluno. A base tinha dificuldade financeira, e aí nós fizemos um grupo que arrecadava dinheiro. Começamos a comprar televisão, beliches. Nessa época, eu também ia para a cozinha, fazia lanches para eles. Dava apoio de escola para eles estudarem”, disse em entrevista ao A Tarde. “Vitória não tem uma diretora mulher, só tem funcionária. Nós precisamos levar a mulher para dentro do clube, valorizar. Se vamos ter a primeira mulher presidente, vamos ter também as primeiras diretoras”, acrescentou.


Walter Seijo Nunes Filho (Vitória Gigante Puro – 66 )- Roberto Monteiro Watt (vice presidente)


Ex-diretor do Vitória e ex aliado de Paulo Carneiro, Seijo exerceu a função de vice-presidente administrativo e financeiro do clube até 2005, ano do rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro.


Gilson Duarte Presídio (Vitória campeão nacional de 2020 -44) – Jânio Ferraz de Santana (vice presidente)


Gilson Presídio, 58 anos, tem formação em Administração, Engenharia e Direito. Auditor público do Tribunal de Justiça da Bahia, ele também atua como dirigente de entidade ambientalista.


LEIA MAIS: CCJ aprova parecer a favor da reforma da Previdência; relator retirou 4 trechos da PEC





Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.