Esportes

Polícia Civil desarticula quadrilha que fraudava programa de sócios do Bahia; Cinco já estão presos

Polícia Civil desarticula quadrilha que fraudava programa de sócios do Bahia; Cinco já estão presos

Por Diego Adans

Polícia Civil desarticula quadrilha que fraudava programa de sócios do Bahia; Cinco já estão presosAscom / Polícia Civil

O Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) deflagrou na madrugada desta uma operação, que desarticulou e levou à prisão de uma quadrilha que fraudava o programa de sócios do Esporte Clube Bahia.


Em contato com o Aratu Online, por telefone, o delegado Alexandre Narita (à frente das investigações), revelou como era feito o esquema. Segundo ele,  os suspeitos ofereciam o programa Sócio Torcedor por um valor inferior, cadastravam no site de forma irregular e no campo de pagamento, utilizavam cartões de crédito de terceiros.


LEIA MAIS: VALÉRIA: Ônibus seguem sem circular no bairro após PM baleado e duas mortes


As vítimas, que não faziam parte do programa de sócios, procuravam o Esporte Clube Bahia para fazer o estorno do valor, alegando nunca terem se associado, foi o que fez o clube procurar a polícia para que abrisse investigação.


“Foram mais de seis meses de investigação. Demorou tanto por que tinha muita gente envolvida. Conseguimos identificar 400 pessoas, mas, pode haver ainda muito mais. O esquema era tão sofisticado, que os envolvidos se apresentavam aos torcedores com camisas e crachás do clube, o que, em partes, não levantava suspeitas. Quando o dono do cartão percebia, solicitava o estorno da cobrança, mas o novo membro acabava permanecendo como sócio por um bom tempo”, explicou Narita, que foi além:


“Agora é óbvio que muitas das pessoas que usaram esse esquema já sabiam que era algo fraudulento. Eram amigos dos envolvidos, familiares, vizinhos…”.


Ao todo, foram expedidos sete mandatos de prisão temporária expedido pela Justiça, por organização criminosa e estelionato. Curiosamente todos são filiados ou têm ligação com a Torcida Organizada Bamor. Na madrugada desta quinta, cinco já foram presos. São eles: Gabriel Pereira Silva, 21 anos; Ricardo Henrique Almeida da Silva, 22 anos; Pablo Rodrigo dos Santos, 22 anos; Jailson Conceição dos Santos Júnior, 22 anos e Gilson Silva de Almeida Júnior, 22 anos.


A polícia Civil identificou também a participação de mais duas pessoas Rodrigo Carvalho Teixeira, 25, e de Geovane Lima Silva, 23, este último integrante da torcida organizada Jovem do Galo, do Esporte Clube Treze, da Paraíba. Ambos possuem mandado de prisão em aberto


“Já entramos em contato com a polícia da Paraíba e aguardamos a prisão de Geovane. Nas investigações podemos ver que apesar dele ser integrante da torcida Organizada Jovem do Galo, do Treze da Paraíba, ele comparecia aos jogos do Bahia e tinha relações bem próximas com os outros envolvidos. Era um dos mais ativos na quadrilha”.


Todos os presos possuem passagem pela polícia por briga em estádios, sendo que Gilson também já foi preso por furto. Eles estão à disposição da Justiça. Por meio da assessoria, a diretoria do Bahia revelou que “não vai se pronunciar sobre o assunto”.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.