JOGOS PARALÍMPICOS: Samba será um dos destaques da abertura do evento que acontece hoje
JOGOS PARALÍMPICOS: Samba será um dos destaques da abertura do evento que acontece hoje
Depois da cerimônia de abertura e de encerramento das Olimpíadas 2016 ter ganhado destaque de forma positiva entre a mídia nacional e internacional, o foco agora é nas Paralimpíadas. A festa de abertura dos Jogos Paralímpicos 2016 será realizada nesta quarta-feira, 7 de setembro, no Estádio do Maracanã, a partir das 18h15.
Com o slogan “o coração não conhece limites”, o evento será dirigido pelo jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva, o designer Fred Gelli e o artista plástico Vik Muniz, que vai construir uma obra ao vivo durante a parada dos atletas.
O samba será um dos destaques da abertura dos Jogos Paralímpicos 2016. Para animar o público, o Estádio do Maracanã receberá uma roda de samba com Diogo Nogueira, Hamilton de Holanda, Xande de Pilares, Pretinho da Serrinha e seu sobrinho Pedrinho da Serrinha, Monarco, Maria Rita e Gabrielzinho do Irajá, que é cego.
Além disso, a estrela americana Amy Purdy, medalha de bronze no snowboard nos Jogos de Inverno de Sochi 2014 e participante do programa “Dança dos Famosos” nos Estados Unidos, terá um número especial de dança com duração de 4 a 5 minutos, com uma surpresa no meio.
As projeções, que fizeram sucesso na abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos 2016, voltarão a aparecer na cerimônia dos Paralímpicos. Além disso, assim como nas festas da Olimpíada, os protocolos também serão respeitados: haverá referências aos chamados agitos (símbolos paralímpicos), como houve aos aros; o acendimento da pira; o hasteamento da bandeira por membros das Forças Armadas; e os discursos, apenas em inglês e português.
Discursos do presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Philip Craven; do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; e de um representante da Presidência da República estão confirmados ? a presença de Michel Temer ainda é incerta.
Outra novidade para a abertura dos Jogos Paralímpicos 2016 é o local em que pira olímpica ficará: ela será posicionada nas arquibancadas do lado leste do Estádio do Maracanã, perto das tribunas. Já a “pira do povo”, na Cinelândia, ficará acesa durante as competições.
INGRESSOS
Os ingressos para assistir à abertura da Paralimpíada custam entre R$ 100 a R$ 1.200 (dependendo do local escolhido na arquibancada) e podem ser comprados no site oficial do evento.
*Informações do Guia da Semana