IndyCar: após acidente, Justin Wilson morre aos 37 anos
IndyCar: após acidente, Justin Wilson morre aos 37 anos
O mundo do esporte a motor mal se recuperou da morte de Jules Bianchi e já chora uma nova fatalidade. O piloto Justin Wilson, 37 anos, não resistiu às lesões sofridas no grave acidente de Pocono e faleceu na noite desta segunda-feira (24).
Wilson se machucou em uma batida bizarra a 20 voltas do final da corrida no superoval de Pocono, quando um pedaço da asa de Sage Karam voou e acertou a cabeça do piloto.
Karam liderava a corrida, mas perdeu o carro, rodou e bateu na barreira de segurança. Enquanto deslizava pela pista, a Andretti de Wilson cruzou a imagem e bateu de frente, com o bico na barreira.
Apenas na repetição aberta da imagem, ficou claro o que tinha acontecido. Wilson, ex-F1 e com experiência na F-E, foi atingido de forma fortuita pela carenagem. Aparentemente sem consciência, bateu. O impacto aconteceu exatamente às 18h43 (horário de Brasília). Depois, foi levado ao centro médico da pista e, na sequência, transferido de helicóptero para o hospital Valley Health Network Cedar Crest, em Long Pond.
Assim, Wilson se torna o 96º piloto a perder a vida no automobilismo dos Estados Unidos ? levando em conta as fatalidades nas diversas provas chefiadas pelas organizações americanas ? AAA, USAC, Cart, Champ Car e Indy.
A primeira vítima na lista é o norte-americano Bob Burman, que morreu após um acidente em uma corrida na pista de Grand Boulevard em 1916. A fatalidade mais recente, até então, era o também britânico Dan Wheldon, que morreu em 2011 após um forte acidente no Speedway de Las Vegas.
Wilson é também o terceiro britânico a morrer em provas norte-americanas, depois de Mike Spence e Wheldon. Além disso, o piloto da Andretti foi o primeiro a morrer no chassi DW12, que foi batizado em homenagem a Dan.