Esportes

EUA abre investigação contra Nike por suspeita de subornos à CBF

EUA abre investigação contra Nike por suspeita de subornos à CBF

Por Da Redação

Suspeitas de pagamentos de propina à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fizeram um inquérito ser aberto pelas autoridades dos Estados Unidos para investigar a Nike e seu contrato de patrocínio à entidade máxima do futebol brasileiro.


O caso neste momento está na comissão de valores mobiliários dos EUA. Assim como outras, a Nike é uma das empresas examinadas após a investigação que resultou na descoberta do escândalo de corrupção na Fifa, que partiu do pagamento de propinas por acordos em contratos de transmissão e publicidade.


Alvo de uma CPI que não resultou em nada há mais de dez anos no Brasil, a Nike será multada se for provado que violou regras de combate à corrupção nos EUA. A Nike é suspeita de ter subornado o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira e o empresário Jota Hawilla, proprietário da Traffic e ponto de partida para o escândalo atual da Fifa ? réu confesso, pagou multa milionária nos EUA e fez acordo de delação.


Na época do acordo entre Nike e CBF, em 1996, o chefe da empresa norte-americana no Brasil era o espanhol Sandro Rosell, que mais tarde viria a ser presidente do Barcelona. O contrato entre a marca e a seleção brasileira foi avaliado em US$ 160 milhões e considerado na época o maior da história do futebol.


A Nike afirmou, em comunicado à imprensa, que está comprometida em cooperar com qualquer investigação governamental relacionada à Fifa.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.