Brasil perde na fase final da Liga Mundial de Vôlei e vê provocação de franceses
Brasil perde na fase final da Liga Mundial de Vôlei e vê provocação de franceses
Começou como festa a fase final da Liga Mundial de vôlei masculino de 2015, que está sendo disputada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ). Para o Brasil, contudo, a estreia na etapa decisiva terminou como razão de enorme preocupação. Os anfitriões foram superados pela França por 3 sets a 1 (29-27, 21-25, 29-31 e 19-25) e agora terão de bater os Estados Unidos, atuais campeões do torneio, se quiserem estar na decisão.
A fase final da Liga Mundial é disputada em duas chaves de três seleções. Em cada grupo, os dois primeiros avançam às semifinais. A França é a única seleção invicta no torneio e não chega às semifinais desde 2006, quando perdeu para o Brasil na disputa do título.
O Brasil, por outro lado, não vence a Liga Mundial desde 2010, na Argentina ? o time comandado por Bernardinho foi o segundo colocado nas duas últimas edições. A última seleção que triunfou jogando em casa foi a Holanda, em 1996.
O resultado desestabilizou o Brasil, que errou mais no quarto set. Até o clima do Maracanãzinho, que era de euforia até então, passou a ser um misto entre apreensão, vaias aos franceses e gritos que eram mais de alívio do que de apoio. Os franceses seguiram na mesma toada das parciais anteriores, defendendo muito e errando pouco, e venceram por 25 a 19 para fechar a partida, com direito a comemoração dos reservas, que resolveram provocar a torcida brasileira.