Esportes

Com conquistas na quadra, jogadoras de vôlei da Turquia viram alvo da extrema-direita do país

Atletas se tornaram símbolo da modernidade e são atacadas por conservadores

Por Da Redação

Com conquistas na quadra, jogadoras de vôlei da Turquia viram alvo da extrema-direita do paísDivulgação
O título europeu da Seleção Turca de Vôlei Feminino se tornou um dos assuntos mais celebrados e comentados no país nas últimas semanas. Entretanto, apesar do clima de celebração da população em relação ao feito histórico, membros do partido ultra-conservador AKP - o mesmo do presidente Recep Erdogan - passaram a aumentar o seu ataque à equipe e suas atletas.  
Antes mesmo da final do torneio, que deu o título a Turquia, o ex-prefeito de Ancara, Melih Gokcek, exigiu que a jogadora Ebrar Karakurt fosse expulsa do país por conta do fato da mesma ser assumidamente lésbica e postar fotos com a sua namorada nas redes sociais. E este é apenas um dos casos de ataque ao qual sofrem as atletas do selecionado. Em 2021, durante os Jogos Olímpicos, o clérigo Ihsan Senocak pediu para que a equipe não fosse mais chamada de Sultanas da Rede, apelido oficial da seleção.
Em contrapartida, a vitória das turcas nas atuais competições como Liga das Nações e o Campeonato Europeu fazem com que as jogadoras se tornem símbolo da modernidade e dos preceitos da construção do país.  "Como mulheres turcas, tentamos ser modelos para as gerações futuras, iluminado o caminho que o fundador da república nos mostrou", afirmou Zehra Gunes durante a campanha continental.
Gunes se refere a Mustafa Kemal Ataturk, fundador da República da Turquia e que modernizou o país, distanciando-o das práticas e sistema de governo do anterior Império Otomano. Além de abolir o califado, tornou o país laico (separando a religião da constituição), dando direitos civis às mulheres e introduzindo o vestuário ocidental, o alfabeto latino e a industrialização em toda a nação.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.