Bahia x Ceará: dois velhos amigos se reencontram à beira do gramado de Pituaçu
Os dois times já se encararam em 14 vezes no torneio regional.
Bahia e Ceará se enfrentam, neste sábado (1/5), às 16h, em Pituaçu, na primeira partida da grande final da Copa do Nordeste. O clássico - que terá transmissão da TV Aratu a partir das 15h45 -, é marcado por reencontros.
Os dois times já se encararam em 14 vezes no torneio regional. Foram sete triunfos para o Vozão, enquanto o Tricolor levou a melhor em apenas quatro oportunidades, além de três empates.
E, se não bastasse, o confronto colocará frente à frente dois amigos, porém em lados distintos. Do lado tricolor, o técnico Dado Cavalcanti. Do alvinegro, Guto Ferreira.
A história dos dois se confundem. Em 2013, Dado Cavalcanti sucedeu Guto no comando do Mogi Mirim e levou o time à terceira posição do disputado Campeonato Paulista. Em 2014, a situação se inverteu. Dado já era treinador da Ponte Preta e acabou sendo sucedido justamente por Guto Ferreira.
"Além de um grande treinador, ele é um grande amigo. A gente tem alguns caminhos sendo traçados, nos enfrentamos algumas vezes e agora vamos nos enfrentar de novo. Nós temos muitas similaridades, temos algumas diferenças, é claro. Mas o que eu gosto muito de fazer e sei que o Guto também faz é de tentar extrair o máximo de cada atleta individualmente. Alguns treinadores colocam o coletivo à frente do individual. Eu penso o contrário. Eu penso que o coletivo é a soma das individualidades. Se eu conseguir extrair o máximo do profissional, do que cada atleta pode nos oferecer da sua condição técnica, a condição tática fica muito mais fácil de ser ajustada”, disse Dado à rádio Bandeirantes-SP. Apesar dos 39 anos, já possui 16 de carreira.
HISTÓRICA
O Bahia é o maior finalista dessa competição (disputará sua 9ª final) e, ao contrário das outras duas ocasiões que enfrentou o Ceará na decisão e foi derrotado, o técnico Dado Cavalcanti espera um desfecho melhor com a conquista de seu maior título da carreira.
"Estou na final da Copa do Nordeste pela primeira vez e espero, de coração, conquistar esse campeonato. Vamos enfrentar mais uma vez o Ceará que também é uma equipe muito forte e estruturada. Essa Copa do Nordeste engrandeceu demais os clubes nordestinos, acirrou ainda mais grandes rivalidades e eu não tenho dúvida de que será uma grande final. Espero que a gente tenha a competência necessária para trazer esse título para o nosso torcedor, já que batemos na trave nos últimos anos".
O discurso de Dado é semelhante ao de técnico Guto Ferreira. O comandante do Vozão espera, também, fazer história. "Uma final importante contra uma grande equipe. Se conseguir manter o nível de desempenho, tenho certeza de que vamos fazer um bom jogo lá", diz o treinador, que tem contrato até dezembro com o Ceará, mas já é especulado em outros clubes, como o Santos.
Acompanhe todas as notícias sobre a Copa do Nordeste 2021.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.