Jogo entre Bahia e Cruzeiro promove inclusão de pessoas com deficiência
Jogo entre Bahia e Cruzeiro promove inclusão de pessoas com deficiência
01Em ação idealizada pelas Loterias CAIXA, quatro jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro deste fim de semana terão ações promovendo a inclusão das pessoas com deficiência e sua participação no paradesporto. A partida entre Bahia X Cruzeiro, no estádio de Pituaçu, fará parte desse evento.
Para chamar a atenção da torcida dentro e fora do campo, alguns jogadores usarão uniformes com números alterados, fazendo referência aos códigos que designam as diversas modalidades paradesportivas e suas classes. O objetivo é fazer com que os espectadores dos jogos fiquem curiosos para saber por que os números das camisas de seus ídolos estão acompanhados de letras e se interessem em conhecer melhor o mundo das modalidades paradesportivas.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado em 3 de dezembro, segunda-feira. Para marcar a homenagem, as duas equipes de cada partida vão vestir as camisas especiais. Além do jogo em Salvador, a ação se repete nas partidas entre: Atlético Mineiro X Botafogo e Flamengo X Atlético Paranaense, no sábado (1/12), às 19h; e Sport X Santos, no domingo (2/12), às 17h.
Faixas com o slogan da campanha ?A diferença faz parte do jogo? serão exibidas nos estádios no início e intervalo das partidas. Além disso, no jogo Sport X Santos, domingo, no Recife, os jogadores entrarão em campo acompanhados pelo velocista e recordista paralímpico Petrúcio Ferreira e por crianças com deficiência.
As modalidades paralímpicas são identificadas por letras e números. Por exemplo, F significa field (campo, em inglês) e diz respeito às provas de arremesso e lançamento do atletismo. O número representa o grau de comprometimento da deficiência. Quanto maior o comprometimento, menor o número. As alterações nas camisas serão realizadas sempre que houver compatibilidade com a nomenclatura correspondente. (Confira a tabela das modalidades e o significado de seus códigos abaixo).
Conheça as modalidades e os números:
Atletismo
Provas de campo ? arremesso e lançamentos: F ? Field (campo)
F11 a F13 ? deficientes visuais
F20 ? deficientes intelectuais
F31 a F38 ? paralisados cerebrais (31 a 34 para cadeirantes e 35 a 38 para andantes)
F40 e F41 ? anões
F42 a F47 ? lesões na perna, braço e amputados de membros superiores
F51 a F57 ? competem em cadeiras (sequelas de poliomielite, lesões medulares e amputações)
F61 a F64 ? amputados de perna que competem com prótese
Provas de pista ? corridas de velocidade, de fundo e salto: T ? track (pista)
T11 a T13 ? deficientes visuais
T20 ? deficientes intelectuais
T31 a T38 ? paralisados cerebrais (31 a 34 para cadeirantes e 35 a 38 para ambulantes)
T42 a T47 ? lesões na perna, braço e amputados de membros superiores
T51 a T54 ? competem em cadeiras (sequelas de poliomielite, lesões medulares e amputações)
T61 a T64 ? amputados de perna que competem com prótese
Bocha
BC1: opção de auxílio de ajudantes (podem estabilizar ou ajustar a cadeira do jogador e entregar a bola, quando pedido).
BC2: não podem receber assistência.
BC3: deficiências muito severas. Usam instrumento auxiliar, podendo ser ajudados por outra pessoa.
BC4: outras deficiências severas, mas que não recebem assistência.
Futebol de 5 e Goalball
Os atletas são divididos em três classes, que começam sempre com a letra B
(blind, cego em inglês).
B1 ? Cego total: de nenhuma percepção luminosa em ambos os olhos até a percepção de luz, mas com incapacidade de reconhecer o formato de uma mão a qualquer distância ou direção.
B2 ? Jogadores já têm a percepção de vultos. Da capacidade em reconhecer a forma de uma mão até a acuidade visual de 2/60 e/ou campo visual inferior a 5 graus.
B3 ? Os jogadores já conseguem definir imagens. Da acuidade visual de 2/60 a acuidade visual de 6/60 e/ou campo visual de mais de 5 graus e menos de 20 graus.
Natação
As classes sempre começam com a letra S (swimming). O atleta pode ter classificações diferentes para o nado peito (SB) e o medley (SM).
S1 a S10 / SB1 a SB9 / SM1 a SM10 ? nadadores com limitações fisicomotoras
S11 a S13 / SB11 a SB13 / SM11 a SM13 ? nadadores com deficiência visual
S14, SB14, SM14 ? nadadores com deficiência intelectual
Tiro Esportivo
SH1: atiradores de pistola e de carabina que não requerem suporte para a arma
SH2: atiradores de carabina que não possuem habilidade para suportar o peso da arma com os braços e precisam de suporte para ela.
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