FUTEBOL: Ricardo Teixeira recebeu propina para votar no Catar, aponta relatório da FIFA
FUTEBOL: Ricardo Teixeira recebeu propina para votar no Catar, aponta relatório da FIFA
Um inquérito promovido pela Fifa sobre a compra de votos para a escolha do país sede da Copa do Mundo de 2022 revelam que Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, recebeu 2 milhões de euros para votar no Catar. Ainda segundo as investigações, o dinheiro foi depositado em nome da filha de Teixeira, de apenas 10 anos na época. A suspeita é de que o dinheiro poderia ser parte de um esquema de compra de apoio por parte do país árabe.
As informações estão presentes no ?Relatório Garcia?, dossiê produzido por Michael Garcia, investigador que a Fifa contratou para apurar as suspeitas de ilegalidade há cinco anos sobre os processos de licitação para as sedes da Copa do Mundo de 2018 e 2022, e foi divulgado nesta terça-feira (27/6) pela entidade. O norte-americano, que hoje é juiz em um tribunal de apelação de Nova York, chegou à constatação de que havia indício forte de que o Catar havia comprado os votos para sediar o evento.
Apesar dos fortes indícios, o documento elaborado por Garcia nunca foi divulgado ela Fifa, diante da decisão da entidade de engavetar as suas descobertas sem qualquer tipo de condenação, Michael Garcia pediu demissão em 2014. Poucos foram processados e o Catar jamais perdeu o direito de sediar o torneio. O jornal alemão Bild teve acesso aos documentos e começou a revelar os detalhes do documento.
De acordo com o jornal, mesmo arquivado, foi o trabalho de Michael Garcia que serviu de base para que, nos Estados Unidos, o FBI iniciasse os trabalhos ainda em 2014 para sair em busca dos suspeitos de corrupção no futebol mundial.
LEIA MAIS: RETRATO FALADO: Polícia divulga imagem de homem que estuprou e roubou mulher no Subúrbio
LEIA MAIS: RÉPLICA: Em primeiro pronunciamento após denúncia de corrupção, Temer contesta Janot e cobra provas
CONFIRA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA TERÇA-FEIRA (27/6):
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, no facebook.com/aratuonline.