RIO 2016: Em meio a protestos contra governo Temer, Tocha Olímpica ‘desembarca’ em Teixeira de Freitas
RIO 2016: Em meio a protestos contra governo Temer, Tocha Olímpica ‘desembarca’ em Teixeira de Freitas
A badalada Tocha Olímpica chegou, enfim, a Bahia na manhã desta quinta-feira (19/5). A cidade de Teixeira de Freitas, no sul do estado, foi o primeiro município baiano que recebeu o símbolo da Olimpíada do Rio 2016. O Secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, comentou sobre a importância histórica da ocasião. Veja o vídeo feito pelo Blog Teixeira Verdade:
Curiosamente, durante sua chegada um grupo de pessoas protestaram contra o governo do presidente interino Michel Temer (PMDB).
Em mãos, os manifestantes exibiam cartazes com frases de ordem. Numa delas, “não ao golpe”, bandeira defendida pela presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Já em outro cartaz, críticas à extinção do Ministério da Cultura, que vem rendendo muita polêmica no meio artístico.
Neste primeiro dia da tocha no estado, serão 500 quilômetros percorridos, com 93 condutores espalhados por Teixeira de Freitas, Itamaraju, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, com breve visita ao distrito de Arraial D?Ajuda, todos no Extremo Sul baiano.
No final do dia, a chama troca a tocha pela pira, em Porto Seguro, às 20h30, na Passarela do Descobrimento. Será a primeira celebração entre as sete na Bahia. Outros seis municípios terão eventos culturais e abrigarão a chama olímpica por uma noite: Vitória da Conquista, Ilhéus, Valença, Salvador, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso. A tocha estará em Salvador no próximo dia 24.