Após derrota, lutador português de MMA morre em Dublin
Após derrota, lutador português de MMA morre em Dublin
O mundo do MMA amanheceu esta terça-feira (12/4) de luto. Isto porque, o meio-médio João “Rafeiro” Carvalho, que estava internado desde o dia 9 de abril, em Dublin, em virtude dos golpes sofridos na cabeça na derrota por nocaute técnico para Charlie Ward no evento “TEF – Total Extreme Fighting”, faleceu no Beaumont Hospital ontem (11/4).
A informação foi publicada no portal Combate. Oficialmente, a morte de João Carvalho é a primeira ocorrida em um evento de MMA profissional e regulamentado. O lutador fazia sua terceira luta como profissional – tinha um cartel de uma vitória e uma derrota em sua carreira.
Companheiro de equipe do campeão dos peso pena, Conor McGregor na SBG Team, o também irlandês Charlie Ward venceu a luta aplicando diversos golpes na cabeça de Carvalho, que tentava se proteger sob o olhar do árbitro, que teria demorado a interromper o combate.
Em entrevista ao site “SevereMMA.com”, Katarzyna Michlic, dona da Eventmed, empresa que prestou atendimento ao lutador, Carvalho estava “caminhando, falando e sorrindo” normalmente após a luta, mas como seu estado piorou rapidamente em seguida, foi levado para o hospital.
Leia a nota postada na página da equipe portuguesa no Facebook:
A Nóbrega Team vem desta forma confirmar o falecimento do seu atleta, João Carvalho, que ocorreu ontem à noite no Hospital Beaumont, em Dublin, pelas 21:35 horas. É com grande consternação e tristeza que escrevemos estas palavras, informando que o óbito do atleta João Carvalho aconteceu depois de 48 horas em estado crítico.
Durante o evento TEF-MMA, que decorreu no sábado, no National Boxing Stadium em Dublin, onde foram cumpridas todas as regras de segurança, e após um combate onde a arbitragem seguiu todos os procedimentos corretos e habituais, o atleta João “Rafeiro” Carvalho sentiu-se mal, cerca de 20 minutos depois do final do combate.
Ainda no local foi imediatamente assistido pela equipe médica presente, sendo depois transportado rapidamente para o Hospital Beaumont, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica cerebral, após a qual o atleta permaneceu em estado crítico durante as 48 horas seguintes, acabando por falecer nesta segunda-feira as 21:35 horas.
Apesar do permanente acompanhamento médico que teve por parte da organização do evento e do hospital irlandês, a quem agradecemos todo o apoio prestado nestes momentos difíceis, e embora sejam conhecidos os riscos deste esporte, o falecimento de João Carvalho no meu ponto de vista profissional foi uma enorme infelicidade, que deixa profundamente tristes e consternados, tanto a sua família, como toda a equipe Nóbrega Team, que sempre acompanharam o João Carvalho ao longo da sua carreira, em que ele se vinha destacando a nível nacional e internacional.
É, pois, com muito pesar que apresentamos as nossas sinceras condolências à família e a toda a equipa Nóbrega Team.
Vitor Nóbrega