ELIMINATÓRIAS 2018: Amigos, amigos, futebol à parte… companheiros de clube, Neymar e Suárez se enfrentam no clássico Brasil e Uruguai
ELIMINATÓRIAS 2018: Amigos, amigos, futebol à parte… companheiros de clube, Neymar e Suárez se enfrentam no clássico Brasil e Uruguai
Rivais históricos, Brasil e Uruguai voltam a se enfrentar. Desta vez, o clássico sul-americano acontece em plena ‘Sexta-feira Santa’, a partir das 21h45, na Arena Pernambuco. Atrações não faltam ao encontro. Em campo, os torcedores poderão ver, por exemplo, um duelo inusitado. Companheiros de ataque no Barcelona e estrelas de suas respectivas seleções, Neymar e Suárez serão rivais nesta noite. Inclusive, será a primeira vez que ambos vão se enfrentar como adversários desde que eles viraram companheiros de mesmo clube.
Para marcar o encontro, veja só… Suárez, que deu entrevista durante a semana, revelou uma aposta: o perdedor do confronto pagará um hambúrguer ao vencedor. O prêmio pode parecer modesto, mas é fruto de uma brincadeira entre eles – Neymar chama o uruguaio de ‘Gordo’.
“Ele é o Gordo. Vai pagar um hambúrguer para mim, aliás um só não.. alguns”, confiante disse Neymar, que enalteceu a Albiceleste. “A seleção uruguaia é muito forte, tem um excelente nível técnico, excelentes jogadores, mas estaremos ao lado de nossa torcida e não podemos decepcioná-los”.
Outra atração do encontro entre Brasil e Uruguai além, é claro, da luta para ficar mais próximo do líder Equador na classificação da Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, será o tira-teima entre as duas melhores seleções do continente após o Mundial de 2014.
Considerando antes de a rodada começar, a seleção verde e amarela entra em campo nesta sexta-feira (25/3), na Arena Pernambuco, como a melhor da América do Sul. Desde o final do Mundial, o time tem 83,3% de aproveitamento em 20 jogos, com 16 vitórias, dois empates e duas derrotas. O técnico Dunga comemora os números, diz que já percebeu evoluções em seus comandados, mas sempre faz questão de ressaltar que os jogadores nunca podem achar que já atingiram seu máximo de desempenho.
“Se a gente analisar o primeiro jogo da Eliminatória até o quarto, os resultados e a forma de jogar realmente melhoraram. Mas a seleção brasileira é sempre uma incógnita, especialmente pelo tempo que ficamos distantes. Temos dois dias para treinar por aqui e os técnicos de clube ainda reclamam que precisam de pré-temporada para treinar (risos). Aqui, temos dois dias para colocar o melhor possível para render”, afirmou o técnico.
Com sete pontos, a seleção precisa vencer para não ver o Equador, que chegou aos 13 após empatar com o Paraguai, se distanciar na liderança do grupo. Pela frente, o time com o segundo melhor aproveitamento do continente pós-Copa 2014, o Uruguai. Com 66,7% em 18 jogos, a equipe acumula 11 vitórias, três empates e quatro derrotas. Vice-líder da competição, a equipe Celeste aposta todas as fichas no retorno de Suárez para seguir na boa fase nas Eliminatórias.
Depois de quase dois anos, o atacante volta após cumprir a suspensão por dar uma mordida em Chiellini na Copa de 2014. Ele fará dupla com Cavani. “Sabemos que o Brasil é o dono da casa e dos jogadores que têm. Tem pontos muito fortes do meio para frente, mas também tem dificuldades defensivas que trataremos de aproveitar”, afirmou Suárez.
Ontem (24/3), quatro jogos marcaram a abertura da 5ª rodada. A Colômbia visitou a Bolívia e venceu por 3 a 2. Já Equador e Paraguai ficaram no empate em 2 a 2. Mesmo placar de Peru e Venezuela. Já a Argentina, não tomou conhecimento do Chile e mesmo fora de casa, venceu por 2 a 1.
FICHA TÉCNICA
BRASIL X URUGUAI
Data: 25 de março de 2016, sexta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Local: Arena Pernambuco, em Recife (PE)
Juiz:Néstor Fabián Pitana (Argentina)
Assistente 1: Juan Pablo Belatti (Argentina)
Assistente 2: Ezequiel Darío Brailovsky (Argentina)
BRASIL: Alisson; Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Fernandinho e Renato Augusto; Willian, Douglas Costa e Neymar
Técnico: Dunga
URUGUAI: Muslera; Fucile, Victorino, Coates, Pereira; Sánchez, Vecino, Arevalo Ríos, Rodríguez; Suárez e Cavani
Técnico: Oscar Tabarez