Estudantes baianos disputam seletiva dos Jogos Escolares de Londrina
Estudantes baianos disputam seletiva dos Jogos Escolares de Londrina
Começou a seletiva baiana dos Jogos Escolares da Juventude para alunos/atletas de 15 a 17 anos, nas modalidades de futsal, handebol, basquete e vôlei. A competição define os representantes baianos na fase nacional, que será disputada em novembro, na cidade de Londrina, Paraná. A etapa estadual é realizada pela Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre).
Quatro jogos de futsal masculino abriram a competição, no ginásio de esporte do colégio Salesiano, em Nazaré. Vitória Régia 5 X 3 Sesi Itapagipe; FBE 5 X 3 Texeira de Freitas; Portinari 2 x 1 Dom Bosco, e Salesiano 4 X 3 Navarro de Brito (pênaltis). Na próxima quinta-feira (20), a partir das 15h, entra em quadra o handebol masculino do Sartre COC x Colégio Militar, e Salesiano x São José. A partir das 17h, volta os confrontos do futsal masculino, entre Salesiano x Sesi Itapagipe, e FBE x Portinari. A programação segue com jogos no sábado, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.
Oportunidade
Além de representar a escola e, consequentemente, seu Estado ? para as equipes classificadas que irão para etapa nacional ? a intenção da Seletiva dos Jogos Escolares da Juventude é incentivar a participação dos estudantes em atividades esportivas, em todas as instituições de ensino públicas e privadas do território nacional, promovendo ampla mobilização dos jovens em torno do esporte.
Para o aluno/atleta Daniel Morais, do Colégio Vitória Régia, esta competição será uma oportunidade de garantir uma vaga para representar a Bahia na etapa nacional. Após a primeira vitória na seletiva, Daniel não esconde a empolgação de vencer a competição. ?Tem quatro anos que nossa equipe é formada. Já participamos de outras competições este ano e já ganhamos. Agora, vamos enfrentar o Salesiano, um adversário que estamos acostumados em vencer?, disse.
Modalidades individuais ? Os atletas das modalidades individuais e em dupla das faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos – atletismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez -, foram conhecidos na etapa única, disputada no último dia 25 de julho, no SESI, em Simões Filho, e no Salesiano Dom Bosco, na Paralela.
Ainda no mês de julho foram conhecidas às equipes (masculina e feminina) das modalidades coletivas, da faixa etária de 12 a 14 anos, que irão disputar os Jogos Escolares da Juventude, de 03 a 12 de setembro, em Fortaleza (CE). A delegação baiana será formada por 127 alunos/atletas, além dos técnicos e dos dirigentes da Sudesb.
Competição
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, em parceria com o Ministério do Esporte. Além de integrar socialmente crianças por meio do esporte, os Jogos também contribuem para a formação de milhares de jovens e revela ídolos nacionais do esporte, como a judoca piauiense Sarah Menezes, ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e tricampeã dos Jogos Escolares em 2004, 2005 e 2007.
Presente na cerimônia de abertura da etapa baiana para alunos atletas de 12 a 14 anos, a judoca Sarah Menezes, é um exemplo dessa característica da competição. O Governo do Estado, por meio da Sudesb, além realizar as seletivas, disponibiliza as passagens aéreas para todos os integrantes da delegação baiana.