Nadadores baianos vão representar o Brasil nas Olimpíadas 2016
Nadadores baianos vão representar o Brasil nas Olimpíadas 2016
Os nadadores baianos Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha conquistaram os índices olímpicos durante o Mundial de Esportes Aquáticos, que está sendo realizado em Kazan, na Rússia. Juntos, eles garantiram vaga na maratona aquática nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
“A vitória de Alan e Marcela não só orgulha os baianos, como enaltece a natação brasileira e incentiva novos valores da modalidade”, afirma o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes. Allan obteve a classificação, na segunda-feira (27), após terminar a prova de dez quilômetros na nona colocação com o tempo de 1h50min23s. Ana Marcela Cunha conquistou a vaga, nesta terça-feira (28), ao terminar na terceira colocação na prova, marcando o tempo de 1h58min26s5.
Único representante do País
Allan comemorou muito. ?Agora tenho um ano para me preparar e chegarei lá muito melhor. O nadador de Salvador será o único representante do País na prova masculina em 2016. “Essa é a prova mais forte do mundo. Sabia que seria difícil, mas confiei na estratégia e trabalhei muito pra chegar até aqui, onde estão todos os melhores do mundo. Nos Jogos são apenas 25?, explica.
Segundo a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), a vaga nas maratonas aquáticas pertence ao País e não ao atleta. Mas a comissão técnica brasileira da modalidade definiu que os nadadores que ficassem entre os dez primeiros colocados no Mundial se classificariam para a Olimpíada. Foi o que aconteceu com os dois nadadores baianos.
A maratona aquática ainda tem mais dois dias de competição em Kazan. Na quinta (30), o Brasil compete na prova por equipes, com Victor Colonese, Allan do Carmo e Betina Lorscheitter, com cada um nadando cinco quilômetros. Já no sábado, 1º de agosto, será a prova dos 25 quilômetros, com Allan do Carmo e Diogo Villarinho competindo no masculino, e Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto no feminino.