Esportes

Etiene Medeiros ganha primeiro ouro da natação feminina brasileira em jogos pan-americanos

Etiene Medeiros ganha primeiro ouro da natação feminina brasileira em jogos pan-americanos

Por Da Redação

Etiene Medeiros ganha primeiro ouro da natação feminina brasileira em jogos pan-americanosDivulgação / COB

A natação feminina brasileira viveu uma noite inesquecível nesta sexta-feira, 17 de julho, em Toronto 2015. Etiene Medeiros entrou para a história do esporte nacional ao se tornar a primeira nadadora do país a ganhar uma medalha de ouro em Jogos Pan-americanos, nos 100m costas, com o tempo de 59s61. De quebra, estabeleceu um novo recorde pan-americano na prova e conquistou uma prata nos 50m nado livre. Após quatro dias de competição, as meninas do Brasil somam ainda quatro bronzes. A própria Etiene tem um deles, conquistado com a equipe do revezamento 4x100m livre. Neste sábado, último dia da natação, ela volta à piscina do Pan-Am Aquatics Center & House Field para disputar o 4x100m medley.


“A  natação feminina brasileira está muito forte. Nós temos que acreditar mais nela. As meninas do peito, por exemplo, nadaram super bem. É bom ver essa geração nova com vontade, com raça. E eu sou menina também, tenho 24 anos”, comentou Etiene, que no ano passado já havia se tornado campeã mundial nos 50m costas e no revezamento 4x50m medley. “Na minha terra a gente diz que um mosquito, quando chega, pica um, pica outro e vai contagiando todo mundo. Eu contagiei a mim mesma com os resultados do Mundial do ano passado”, brincou ela, que é pernambucana.


O Brasil ainda conquistou outras cinco medalhas esta noite, além das duas de Etiene. Incluindo mais um ouro, nos 100m nado peito, com Felipe França estabelecendo novo recorde pan-americano e terceiro melhor tempo do mundo no ano: 59s21. No pódio, dobradinha brasileira, já que Felipe Lima ficou em segundo lugar na prova.


“É bom para o Brasil que nós dois estejamos sempre disputando o ouro, é bom para a nossa natação”, afirmou Felipe França, que também foi medalha de ouro nos 100m peito e no 4x100m medley nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 e foi campeão mundial dos 50m peito em 2010 e 2011, e dos 50m e 100m peito em 2014. “Agora quero a medalha olímpica. É o que falta na minha carreira. Tenho um ano até os Jogos de 2016 para me preparar. Perdi um quilo aqui, estou com 98kg. Quero ficar entre 93kg e 95kg nos Jogos”, disse.


O Brasil ainda conquistou medalhas de prata com Guilherme Guido, nos 100m costas, e com Bruno Fratus, nos 50m livre; e de bronze com Leonardo de Deus, nos 400m livre. Neste sábado, último dia da natação em Toronto, Felipe França, Etiene Medeiros e Thiago Pereira, entre outros, voltam à piscina.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.