Medidas da Comissão de Arbitragem elevam tempo de bola rolando no Brasileirão, comemora CBF
Medidas da Comissão de Arbitragem elevam tempo de bola rolando no Brasileirão, comemora CBF
Passadas cinco rodadas do Brasileirão, a média de bola em jogo subiu de 52 minutos e 36 segundos por partida em 2014 para 56’19” este ano. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comemora e diz que o aumento do tempo foi devido a uma recomendação dada pela comissão de arbitragem no início do ano, que diz basicamente: ?Todos os árbitros não devem tolerar desrespeito e atos de indisciplina de qualquer natureza às regras do futebol?.
Segundo a entidade, o objetivo é melhorar o espetáculo. É uma verdadeira cruzada contra aqueles cercos desnecessários ao árbitro, que mantêm a bola parada e diminuem o ritmo do jogo. A Comissão de Arbitragem avisou: ?As recorrentes e acintosas reclamações, individuais ou em grupo de jogadores, contra as decisões do árbitro e de qualquer oficial da arbitragem, tanto durante como após o encerramento das partidas, exigem adoção de medida disciplinar adequada?. Com essas orientações, o número de jogos que alcançaram a marca de 60 minutos de bola rolando saltou de um para nove, comparando as 50 primeiras partidas dos campeonatos brasileiros de 2014 e 2015.
A relação das partidas com maior tempo de bola rolando nos dois anos também apresenta um resultado sintomático. Em 2014, Figueirense x Santos registrou 60 minutos e 5 segundos. Já no Brasileirão 2015, temos Atlético PR x Galo com 69 minutos e 54 segundos. É um aumento de 15%.