Conheça ?Dos Anjos?, o brasileiro que luta por título inédito do UFC no sábado
Conheça ?Dos Anjos?, o brasileiro que luta por título inédito do UFC no sábado
O dia 14 de março pode entrar para a história do MMA. Será neste sábado que o brasileiro Rafael dos Anjos medirá forças contra Anthony Pettis em busca do inédito título dos pesos-leves (70 kg) para o país. E, por morar há anos nos EUA e não ser adepto do trash talk como forma de promoção de seus combates, o atleta ainda não tem o reconhecimento que as oito vitórias nas últimas nove lutas no octógono mereciam. Portanto, se você ainda não conhece muito bem este carioca de 30 anos, confira as próximas fotos…
O dia 14 de março pode entrar para a história do MMA. Será neste sábado que o brasileiro Rafael dos Anjos medirá forças contra Anthony Pettis em busca do inédito título dos pesos-leves (70 kg) para o país.
Com 23 vitórias e apenas sete derrotas na carreira, Dos Anjos tem na disciplinada, tanto tática quanto técnica, sua maior virtude. Focado em se tornar um dos tops da sua divisão, o lutador se mudou para o estado americano da Califórnia e passou a ter aulas diárias com Rafael Cordeiro, treinador formado na academia Chute Boxe e que lapida, entre outras renomadas estrelas do MMA as mãos do peso-pesado Fabrício Werdum.
Em agosto de 2011, o faixa-preta de jiu-jitsu passou por um momento delicado em sua carreira. Superado por Clay Guida no UFC 117, o brasileiro constatou uma fratura no maxilar, lesão que o afastou dos octógonos por quase um ano e o obrigou a colocar uma placa da titânio na região.
De lá para cá, Dos Anjos não parou de evoluir e, em 11 disputas no evento, acumulou nove vitórias e apenas duas derrotas, ambas por decisão em confrontos onde o wrestling superior dos oponentes lhes garantiu a chance de derrubar e jogar por cima, apenas para anular o talento do brasileiro e levar a melhor nas papeletas.
Faixa-preta de Roberto ?Gordo? Correa e lapidado no muay-thai por Cordeiro, dos Anjos é um dos mais completos competidores da categoria. Com preparo físico que merece ser destacado, o brasileiro acumula uma das mais impressionantes sequências de triunfos que incluem dois nomes de grande respeito: Donald Cerrone e Benson Henderson.
Em sua última luta, Rafael venceu por pontos o falastrão Nate Diaz que engoliu no octógono cada palavra que disse fora dele, com juros e correção monetária. A implacável surra com que o americano foi liquidado garantiu a chance do brasileiro de disputar o cinturão no próximo dia 14, em anúncio feito na coletiva de imprensa logo após a disputa.
Poucos sabem desse fato, mas outra grande prova de superação na carreira de Rafael dos Anjos é que, aos 19 anos, logo em sua estreia no MMA, ele foi derrotado por pontos, naquele que foi o único momento em que ele contou com um cartel com mais derrotas do que triunfos nas artes marciais mistas.
Em outro momento de superação, o desafiante ao título dos leves precisou reverter o retrospecto ruim no octógono em um primeiro momento. Depois de estrear no evento com duas derrotas seguidas, Dos Anjos entrou para lutar contra Robert Emerson, em setembro de 2009, com a pressão de precisar vencer. E não deu outra. Que venha Anthony Pettis.