Milhares de viagens de brasileiros são motivadas pelo esporte, diz Ministério
Milhares de viagens de brasileiros são motivadas pelo esporte, diz Ministério
Dados do Ministério do Turismo mostram que o esporte foi a principal motivação de 5 milhões de viagens domésticas em 2014, geradas principalmente pela Copa do Mundo. Nesta quinta-feira (19), o país comemora o Dia do Esportista, profissão que tem espaço especial no turismo pela importância estratégica do esporte em véspera de ano olímpico no país.
Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, há um amplo espaço para otimizar os ganhos para o esporte e o turismo nacional. A Copa do Mundo de 2014, por exemplo, atraiu cerca de 1 milhão de estrangeiros de 203 países para o Brasil, o que rendeu US$ 1,58 bilhão em divisas para o país.
Para 2016, a expectativa é que entre 350 mil e 500 mil turistas internacionais visitem o Brasil durante os Jogos Olímpicos. Antes disso, já em 2015, estão previstos uma série de eventos-teste no Rio de Janeiro, o que deve aumentar o fluxo de atletas e visitantes na cidade. Outro destino cujo fluxo de visitantes será beneficiado pelo esporte é Palmas (TO), onde serão realizados os Jogos Mundiais Indígenas, em setembro.
O turismo também se beneficia do esporte por meio de competições amadoras. Atletas que viajam pelo país em competições como corridas de rua, por exemplo, se transformaram em um nicho de mercado explorado pela rede hoteleira. A fim de estreitar as relações e de fidelizar os clientes, algumas redes oferecem descontos superiores a 50% para o hóspede que apresentar o comprovante de alguma competição da qual participará durante o fim de semana da estadia.