Educação

Duas universidades baianas ganham nota máxima em lista do Inep

O IGC avalia os cursos ofertados por universidades selecionadas e os tipifica em uma escala de qualidade que vai de 1 (índice muito baixo ou piores) a 5 (muito alto ou melhores)

Por Bruna Castelo Branco

Duas universidades baianas ganham nota máxima em lista do InepDivulgação/UFBA

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (2/4), resultados do Índice Geral de Cursos (IGC), que avaliou 1.998 instituições de ensino superior, entre públicas e privadas. Das 54 com nota máxima (5), duas estão na Bahia: a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).


O IGC avalia os cursos ofertados por universidades selecionadas e os tipifica em uma escala de qualidade que vai de 1 (índice muito baixo ou piores) a 5 (muito alto ou melhores).


Veja aqui os resultados divulgados pelo Inep.


Como o índice é calculado?


O IGC é um parâmetro que avalia a qualidade de instituições de ensino superior, como universidades, faculdades e centros universitários. A avaliação se fundamenta em dois principais critérios:


- Nota atribuída a cada curso de pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);
- A média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de cada curso, também avaliado pelo Inep.


Como funciona o CPC: trata-se de um conjunto de variáveis distintas. O Conceito Enade representa 20% da pontuação; a proporção de professores com mestrado ou doutorado corresponde a 30% da nota; já a avaliação da percepção do estudante em relação ao curso contribui com 15% do índice e, por último, vem o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que compara a nota do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com a do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); o IDD responde por 35%.


Quantificados os dados, com base na média obtida pelas instituições, a classificação se distribui em cinco faixas de desempenho, indo desde as piores (faixa 1) até as melhores (faixa 5).


Com base nesse desempenho, é possível identificar quais as instituições de ensino superior mais destacadas e quais enfrentam maiores desafios em termos de qualidade de ensino.


*Com informações do SBT News*

LEIA MAIS: 60 anos do golpe: familiares de jovens baianos mortos no Araguaia ainda buscam por ossadas


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.