Thiago Thomé vê nascimento do filho na Bahia como presente
Carioca, Thiago Thomé diz que nascer na Bahia ajudará o filho a aprender ancestralidade
Por Júlia Naomi.
“Quando a gente tenta resgatar essa nossa ancestralidade, não tem como não pensar na Bahia. E, assim como eu estou apresentando a Bahia para o meu filho, a Bahia me foi apresentada pelo meu pai”. Com esta frase, Thiago Thomé, que lançou o álbum "Raro92" em homenagem ao nascimento do filho, nesta quinta-feira (5), traz à memória o início de sua relação com o estado, por meio das músicas do Ilê Aiyê.
Durante a infância no Rio de Janeiro, o cantor via o pai colocar um LP do bloco afro e dançar, hábito que marcou a formação do cantor. “Aquele canto, aquele sotaque diferente do nosso, lá do Rio…Tudo isso fez com que eu fosse construindo a minha identidade e me construindo como artista também. Tem muito da Bahia dentro da minha arte e dentro do que eu sou como pessoa”, relata o cantor, ao Aratu On.
+ Thiago Thomé lança “Raro92”: um tributo poético à Bahia e à paternidade
Com 5 faixas, o álbum Raro92 é uma declaração de amor à Raro, filho mais novo do cantor, nascido no último dia 23 de maio, em Salvador. Por meio das músicas, Thiago Thomé deseja apresentar ao filho sua perspectiva sobre o estado que escolheu para o nascimento. “[Nascer na Bahia] já é um pedaço do meu presente para ele, para ele se entender enquanto pessoa preta neste mundo, aprender sobre a sua ancestralidade e tudo o que a Bahia pode trazer para ele em sua construção enquanto ser humano”, reflete.
A mãe de Raro, Bárbara Carine, é professora da Universidade Federal da Bahia, escritora e pesquisadora crítico-decolonial. Ela, que também é homenageada no álbum, na música “Quase Vermelho”, é soteropolitana, do DDD 071. Thiago Thomé explica ao Aratu On que, como carioca, seu DDD, é 021, a soma do amor dos dois resulta em Raro 92. A família escolheu uma equipe formada apenas por profissionais pretos para o nascimento do filho.
Quando Thiago Thomé vai fazer shows na Bahia?
“A Bahia respira São João”, considera o cantor, antes de revelar ao Aratu On que vai esperar as festividades juninas passarem para realizar seus shows em Salvador. “A gente vai ficar aqui em Salvador até dia 20 de julho, então ali entre o dia 15 e o dia 19 de julho vai rolar um show aqui em Salvador.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).