Cultura

SALADEARTE: Ciclo de cinema em Salvador discute inquietações contemporâneas

SALADEARTE: Ciclo de cinema em Salvador discute inquietações contemporâneas

Por Da Redação

SALADEARTE: Ciclo de cinema em Salvador discute inquietações contemporâneasReprodução/ Saladearte

Uma sessão de cinema e conversa. Essa é a proposta do projeto “CinePapo ? Inquietações Contemporâneas”, que acontece gratuitamente a partir desta quinta-feira (30/11), às 19 horas, na Saladearte Cinema o Museu, em Salvador. No total, serão realizados cinco encontros, um por mês, sempre numa quinta-feira, até abril de 2018.


LEIA MAIS: NOVIDADE: Marvel lança primeiro trailer de ?Vingadores: Guerra infinita?; Veja vídeo!


A cada encontro, o público poderá conferir um filme seguido de um bate-papo. Após a sessão de cinema, dois convidados vão puxar a conversa sobre as diferentes inquietações apresentadas em cada filme. O primeiro encontro do projeto vai discutir “Loucuras discretas, famílias normais”, inquietação a partir do longa-metragem “É apenas o Fim do Mundo”, do premiado cineasta canadense Xavier Dolan. Também serão discutidos os temas “Questões de gênero” (em dezembro), “Disrupturas” (em janeiro), “Fantasias de amor e sexo” (em março) e “Saudade” (em abril).


O projeto tem a curadoria de Marcelo Sá, diretor de projetos do Circuito Saladearte, e conta com a participação de convidados renomados no cenário brasileiro, como os psicanalistas Marcelo Veras, autor do livro “A loucura entre nós”, que inspirou o documentário de mesmo nome (dirigido pela cineasta Fernanda Vareille), e Marcela Antelo, que atualmente co-coordena o Núcleo de Psicanálise e Audiovisual do Instituto de Psicanálise da Bahia, que estarão presentes no primeiro encontro.


De acordo com Marcelo Sá, a seleção dos filmes e temas se deu a partir de conversas com os convidados, mas também da necessidade de abordar questões atuais que são compartilhadas socialmente. “Partimos da necessidade de falar destas inquietações considerando sua importância. Dificilmente saímos de um filme sem questões. O cinema é um grande canal, nos provoca e estimula, e pode ajudar a decifrar as nossas inquietudes”, completa. Os ingressos das sessões serão distribuídos no dia de cada evento, a partir das 14h, na Saladearte Cinema do Museu.


 Primeiro encontro


 O filme “É apenas o Fim do Mundo”, de Xavier Dolan, que será exibido no dia 30 de novembro, no primeiro encontro do projeto, trata das tensões cotidianas que acontecem em certas cenas familiares e ocultam problemas existenciais.


No longa, o cineasta Xavier Dolan explora os pontos de separação nas tramas familiares contemporâneas, a partir da história de um escritor que, depois de 12 anos, retorna à casa para contar que sua morte está próxima. Após a exibição do filme, os psicanalistas Marcelo Veras e Marcela Antelo vão discutir como público o tema “Loucuras discretas, famílias normais”.


 O projeto é realizado pelo Circuito Saladearte, com o patrocínio do CentroSul e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A produção é da Giro Planejamento Cultural.


LEIA MAIS: ?VIDA QUE SEGUE?: Após um ano, familiares tentam superar a dor da tragédia da Chapecoense



Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.