'Obrigada, Brown!': jornalista narra experiência na Enxaguada du Bonfim
'Obrigada, Brown!': jornalista narra experiência na Enxaguada du Bonfim
Obrigada, Brown!
Pedi autorização ao editor para fazer este texto em primeira pessoa, porque a experiência que vivi neste último dia 16 de janeiro foi algo que realmente gostaria de compartilhar. Estive fora de nossa cidade por um período total de sete anos e, na quinta-feira do Bonfim, após muito tempo afastada de nossas manifestações culturais, tive a oportunidade de ir à Enxaguada de Brown, com participações como a banda Didá, Mariene de Castro e o mestre do samba Nelson Rufino. Eu só queria agradecer.
Sabe aquela história de que precisamos nos afastar para valorizar o que temos? Comigo não foi bem assim pois eu sempre gostei muito de tudo que temos na Bahia. Mas se eu já amava a nossa cultura, o nosso jeito de ser, agora eu sou realmente grata pelo privilégio de viver aqui.
Cheguei ao Museu do Ritmo pelo Plano Inclinado Pilar. Você vem por um boêmio Santo Antônio Além do Carmo e chega ao Plano Pilar que, sem modéstia alguma, nos apresenta uma imagem da Baía de Todos os Santos reluzente sob o Sol. Já começou por aí. Então você anda um pouco e adentra em um lugar cercado por construções antigas e históricas, embalado pela batida da percussã'o da Didá. E Carla Lis está no chão, com sua potente voz, a entoar os versos do Hino ao Senhor do Bonfim, cercada pelo povo sorridente e faceiro da minha terra. Ah, Bahia. Têm coisas que só podem vivenciar aqueles felizardos que aqui vivem.
A Didá se despede e ele chega. O dono da festa, Carlinhos Brown. A escolha do repertório, os músicos, a energia da apresentação, tudo o que Brown apresentou nessa Enxaguada, que comemora sua 13ª edição, dialogou diretamente com minhas memórias e sentimentos.
Não bastasse, era o dia do meu aniversário e eu estava novamente comemorando em casa. O Cacique deu a mim e a todo o público que estava no Museu du Ritmo presentes muito especiais. O primeiro foi Nelson Rufino. Cantor e compositor de algumas das canções mais bonitas que conheço. Depois subiu ao palco a entidade que é Marlene de Castro. Ainda teve Diogo Nogueira, Parangolé e o público teve o prazer de curtir o encontro de Brown com Alexandre Carlo, o vocalista do Natiruts, e com a cantora Luciana Mello, que embalou a festa ao som do seu sucesso “Simples Desejo”. Imaginem!
A Enxaguada du Bonfim ainda emocionou quando, no meio de toda aquela alegria, celebramos com uma procissão. Uma mãe senhora carregou a imagem do Menino Jesus, seguida pelo anfitrião e por um cortejo de baianas. Era dia de Bonfim e eu queria sinceramente dizer: obrigada, Brown!
*Monica Vasku é produtora do programa Ronda, da TV Aratu
LEIA MAIS: Padre Reginaldo Manzotti lança música gospel com Dj Alok; ouça
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.