NEOJIBA: Grupo faz duas apresentações nesta semana em Salvador; Confira locais
NEOJIBA: Grupo faz duas apresentações nesta semana em Salvador; Confira locais
A Orquestra Juvenil da Bahia, principal formação do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis), faz duas apresentações nesta semana. A primeira acontece no domingo (29/5), enquanto a segunda, na quarta-feira. As exibições estão marcadas para acontecer na Igreja de São Francisco, no Pelourinho, e no Teatro Castro Alves (TCA).
Na igreja, com entrada gratuita e caráter didático, serão apresentadas a Sinfonia nº 4, de Ludwig Van Beethoven, e a Bachianas Brasileiras n° 5, de Heitor Villa-Lobos, com a participação da soprano Andreia Alves. No repertório consta também a Abertura Candide, de Leonard Bernstein.
Já no TCA, com ingressos de R$ 4 (inteira) e R$ 2, além da Sinfonia nº 4, o Concerto para Piano nº 5, ?Imperador?, de Beethoven. O ciclo apresenta as nove sinfonias do compositor alemão até o dia 17 de dezembro.
?Quando compôs a ?Sinfonia nº 4?, em 1806, Beethoven já tinha escrito a famosa ?Sonata Apassionata? e o ?Concerto para Piano e Orquestra nº 4?, ou seja, já estava em alto mar no seu belo caminho que abriu os ouvidos da humanidade para a arte orquestral?, explica Ricardo Castro sobre a obra do alemão.
O diretor musical do programa Neojiba, Eduardo Torres, destaca o tom positivo da composição. ?Esse foi um período em que ele estava produzindo obras primas em quantidade absolutamente inacreditável. A Sinfonia nº 4, diferente das sinfonias de nº 3 e nº 5, é a alegria concentrada?.
Em cada concerto, uma sinfonia de Beethoven dialoga com importantes nomes da história da música, como Heitor Villa-Lobos, um dos maiores representantes da música de concerto brasileira. Suas obras fazem uma importante síntese entre a música popular do País e a música de concerto europeia.
Entre os legados de Villa-Lobos estão as nove ?Bachianas Brasileiras?, sendo que a quinta, escrita para um grupo de violoncelos e soprano, será executada neste domingo, na igreja de São Francisco.