Muquiranas: o que os foliões do bloco pensam sobre as acusações de machismo
Muquiranas: o que os foliões do bloco pensam sobre as acusações de machismo
O bloco Muquiranas é um dos mais tradicionais do Carnaval de Salvador. Com 55 anos anos de história, o bloco é composto por homens, que se vestem de mulheres, e todo os anos usam um traje diferente.
Mas, nem mesmo a curtição pela folia escapa das críticas. O bloco já foi alvo de diversas reclamações, vindas principalmente de mulheres e travestis, que não concordam com o fato de homens saírem vestidos de mulheres no Carnaval como uma forma 'chacota' e 'machismo'.
Os Muquiranas, no entanto, defendem o uso da fantasia. "Isso é uma brincadeira que já tem mais de 50 anos já. Uma brincadeira sadia, não discrimina ninguém [...] Muquiranas é só coisa boa, só alegria, só felicidade", diz Ivan dos Santos, 47, morador do bairro Fazenda Grande do Retiro, que veio fazer parte do bloco neste 3º dia de Carnaval.
Para o Rafael Germano, 35, morador do Garcia, sair no bloco é mais que uma diversão. "Pra gente, sair de Muquirana é se libertar. Eu sou homem o ano todo, mas quando chega o Carnaval, eu me liberto", declara ele, que se veste de Muquirana há quase dez anos.
LEIA MAIS: Com cor e alegria, Pipoca de Saulo arrasta multidão na folia do Campo Grande; assista
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.